Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Workshop Brasil de Negócios e Biodiversidade nos dias 30 e 31 de agosto


Nos dias 30 e 31 de agosto, a cidade do Rio de Janeiro sediará o Workshop Brasil de Negócios e Biodiversidade. Organizado pela CDB - Conferência da Diversidade Biológica da ONU, Ministério do Meio Ambiente e pelo Instituto LIFE, com patrocínio da Petrobras, Grupo Boticário, Grupo EBX e Itaipu Binacional; e apoio da Posigraf, o evento faz parte de um amplo programa de engajamento da CDB voltado ao setor empresarial, com foco na conservação da biodiversidade.

“A importância da conservação da biodiversidade precisa ser estimulada no meio empresarial, para que o setor comece a atuar com uma postura de preocupação maior ainda para com o meio ambiente. Com base neste cenário, assim como nas decisões da COP 10 de Nagóia, a CDB realiza o Workshop para estimular o setor a compreender o papel da Biodiversidade, as consequências do uso dos recursos naturais para a vida no planeta e entender a importância da inclusão da conservação na gestão empresarial e ter acesso às práticas já existentes no mercado”, avalia a secretária executiva Alice Alexandre, do Instituto LIFE - entidade brasileira do terceiro setor, que objetiva qualificar e reconhecer organizações públicas e privadas que desenvolvem ações favoráveis à conservação da biodiversidade. “Além disso, um dos principais objetivos do Workshop Brasil é o lançamento de ações de longo prazo que deverão aumentar a conscientização na comunidade empresarial, com o intuito de promover soluções criativas em prol da biodiversidade”, ressalta o diretor de Implementação e Suporte Técnico da CDB, Ravi Sharma.

Durante dois dias de intensa programação voltada à importância da biodiversidade para o setor de negócios, o programa do evento prevê também a apresentação de ações em prol da conservação já desenvolvidas pelo setor de negócios, assim como a troca de experiências e informações sobre práticas e ferramentas atuais que poderão auxiliar na incorporação da biodiversidade na gestão empresarial.

Na programação do Workshop, composta por palestras e painéis, estarão temas como perspectivas em negócios, ecossistemas e economia; experiências reais e melhores práticas; desafios para a inclusão da biodiversidade em diferentes setores; acesso e repartição de benefícios – Protocolo de Nagóia, considerado o maior pacto ambiental desde Kioto; ferramentas, indicadores e mecanismos voluntários de incentivo à empresas para a conservação da biodiverdidade, como por exemplo, a Certificação LIFE; entre outros.

Também entra em pauta no Workshop Brasil de Negócios e Biodiversidade o evento Rio +20 - Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, que será realizado em 2012, na cidade do Rio de Janeiro. Este evento pode ser considerado como continuação da Eco 92, marco na história socioambiental mundial que resultou numa série de documentos importantes, como por exemplo, a Agenda 21, documento assinado por 179 países naquela ocasião, texto chave com as estratégias que devem ser adotadas para a sustentabilidade. No Workshop, autoridades e lideranças vão levantar sugestões de pautas, temas e assuntos a serem discutidos durante a Rio+20.

Importantes lideranças representando o setor privado, estatais, governo e organizações não governamentais participam do encontro: o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Bráulio Dias; secretário executivo da Convenção da Diversidade Biológica, Ahmed Djoghlaf; diretor de Implementação e Suporte Técnico da CDB, Ravi Sharma.Thomas; presidente do Centro Heinz para Ciência, Economia e Meio Ambiente e membro do conselho diretor do LIFE, Thomas Lovejoy; secretária executiva do Instituto LIFE, Alice Alexandre; presidente do Conselho Deliberativo do FUNBIO e superintendente do Instituto Arapyaú, Pedro Leitão; presidente da Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação e professor do Instituto de Biologia da Unicamp, Thomas Lewinsohn; diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Malu Nunes; diretor executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS, Clóvis Borges; membro do conselho diretor da ONG WWF – Brasil e presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável e de Governança Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, Sergio Besserman Vianna; superintendente de planejamento e desenvolvimento, HSBC Seguros, Marcelo de Souza Monteiro; chefe da Divisão de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, Paulino Franco de Carvalho Neto; representantes da Petrobras, Itaipu Binacional; entre outros.

ATENÇÃO: O site do Programa Linha Verde mudou para www.vidabuena.com.br. O domínio www.programalinhaverde.com.br não pertence mais a essa equipe. O responsável  hoje, pelo antigo domínio, não tem nada com a equipe que escreveu os textos durante mais de um ano.