Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

MERCADO FLORESTAL DESCOBRE REFLORESTAMENTO MAIS RENTÁVEL

Mercado florestal descobre ramo mais rentável de reflorestamento: árvores nobres como Guanandi,Mogno Africano e Teca; a pioneira nesta culturaTropical Flora espera vender 2 milhões de mudas na temporada 2001/2012

A empresa, que será uma das primeiras a ter florestas plantadas de forma sustentável destas madeiras ,tem centro de pesquisas próprio, vende mudas e dá consultoria e assistência técnica sobre a plantação.  A grande venda de mudas mostra agricultores e reflorestadores investindo em um negócio com boa imagem no mercado, rentabilidade superior do que a do eucalipto; e que atenderá um novo mercado no país e no exterior: madeira nobre sem desmatamento das florestas naturais.


O esforço das empresas de reflorestamento em sair da venda de commodities, como o eucalipto,para produtos especializados - e de preço mais alto - fez com que a Tropical Flora fosse uma das primeiras a trazer tecnologia internacional para criar florestas de madeira nobre como o Guanandi, a Teca, o Mogno Africano, Jequitibá, entre outras, ao país. A empresa foi criada por uma família de pesquisadores florestais que decidiu encarar os riscos e entrar neste mercado ainda inexplorado.

Agora,com muitos hectares de florestas já em início de maturação, a Tropical Flora protagoniza um forte crescimento na venda de mudas. A empresa programou produzir um recorde de 1,5 milhão de mudas este ano, mas já começou a produzir mais meio milhão devido à grande busca pelos produtores, principalmente por Guanandi e Mogno Africano.

“É um bom movimento o que está ocorrendo de antecipar a compra, assim também podemos parcelar o pagamento até a entrega. Podemos dar assistência sobre outras culturas que podem ser plantadas junto com a floresta, e trazer sustentabilidade financeira a produção de madeira nobre”, disse o proprietário da Tropical Flora, Pedro Ciriello.

Os interessados em iniciar o reflorestamento devem plantar dentro da estação chuvosa de cada ano, que no sul e sudeste brasileiro iniciam em outubro e terminam em abril. A Tropical Flora possui um Centro de Pesquisas que dispõe de estudos sobre a cultura destas árvores nobres. A tecnologia de plantio vem sendo pesquisada aqui, mas a Tropical Flora também pesquisou plantios de algumas dessas madeiras tropicais na Costa Rica, como plantios de Guanandi, para trazer parâmetros de produção, como custo e faturamento por hectare produtivo.

Entre as vantagens ecológicas desta cultura está a conservação do solo, proteção do smananciais, melhoria no microclima, tanto para as plantas, pessoas e animais.  As vantagens econômicas mostram a diversificação da produção e aumento da renda por área, créditos de carbono, créditos de reposição florestal e poupança verde.

Acompanhe também o nosso novo blog:  http://vidabuenablog.blogspot.com/