Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

AGRONEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS: A VEZ DOS COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS

Uso de bicombustíveis, além de ser uma questão de responsabilidade ambiental, também representa economia ao produtor

Nos últimos oito anos, o investimento do governo federal nos agronegócios quase quadruplicou, em especial, em projetos sustentáveis e de conscientização ambiental, como o projeto Agricultura de Baixo Carbono. O objetivo é deixar de emitir 165 milhões de toneladas de CO2 nos próximos dez anos e, para isso, a colaboração precisa ser de todos. “É fundamental que o produtor rural tenha acesso e incentivos a equipamentos de última geração, que foram desenvolvidos especialmente para funcionar com combustíveis alternativos, resultando em menor emissão de poluentes”, comenta Denise Remor, diretora-presidente da Cia. Caetano Branco.

Uma das opções mais viáveis em um primeiro momento é a troca de motores convencionais por motores adaptados para funcionar com biodiesel. Com mesma potência e mesma estrutura, esses modelos emitem menos poluentes. “Motores multiaplicações, motocultivadores e geradores que funcionam com o biodiesel, além de oferecer a mesma potência, apresentam maior durabilidade e vida útil, já que esse combustível não contém enxofre. No caso dos produtos Branco, não é necessária nenhuma adaptação para esse funcionamento diferenciado”, explica Gilmar Nied, técnico de produtos Branco.

Um combustível ainda mais econômico e sustentável é o biogás. Substância resultante da decomposição de dejetos animais, o biogás pode ser utilizado para funcionamento de motores, motobombas e geradores, produzindo bioenergia. “O biogás é literalmente uma energia retirada do lixo, já que é gerada pelas fezes dos animais. Ao utilizá-lo, o produtor economiza com a compra de combustível e ainda faz um grande favor ao meio ambiente, já que se liberada essa substância extremamente tóxica pode trazer grandes prejuízos ao planeta”, salienta Nied.

O especialista lembra que, sem tratamento, os próprios dejetos animais são poluentes ao solo, podendo atingir lençóis freáticos. Em contrapartida, com o processo de produção de biogás, mais uma substância 100% natural fica à disposição do produtor: o chorume. “O líquido, que também resulta da decomposição dos dejetos, pode ser usado como biofertilizante, pois é rico em nitrogênio, tornando desnecessária a compra de adubos químicos para certos tipos de cultura. Por ser 100% natural, o plantas têm maior produtividade e o gado não rejeita o pasto”, comenta Nied.

Álcool combustível
A utilização de álcool combustível também é uma opção mais “limpa” que o diesel ou a gasolina. Pesquisadores têm buscado a produção do etanol por fontes alternativas como o sorgo sacarino. De estrutura muito similar à cana-de-açúcar, a planta produz etanol e, para isso, podem ser utilizada as mesmas usinas já existentes, sem necessidade de adaptação. “É uma opção viável principalmente para os períodos de entressafra da cana. Com a produção do etanol a partir do sorgo, espera-se um aumento na oferta do produto”, observa Nied. Para atender a esses consumidores, a Branco conta com o Gerador B4T 10.000 Bioflex, que funciona a biogás e também com etanol. Uma opção versátil para uso rural e também urbano.

Veja também o nosso novo blog: VIDA BUENA : http://www.vidabuenablog.blogspot.com/ e acompanhe o nosso twitter @linhaverde