Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Países debatem mudanças climáticas


Representantes do Brasil, África do Sul, Índia e China se reúnem a partir desta sexta-feira (26), no município de Brumadinho, Minas Gerais, para discutir as mudanças climáticas. Na reunião ministerial, o grupo conhecido pela sigla Basic terá a oportunidade de coordenar posições e formular propostas concretas a serem apresentadas por ocasião da 17ª Conferência das Partes (COP-17) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, em inglês), a ser realizada em Durban, África do Sul, de 28 de novembro a 9 de dezembro.

O grupo já se reuniu sete vezes, e a última reunião foi realizada na África do Sul, em maio deste ano. Os quatro países possuem interesses comuns sobre mudanças climáticas e representam uma liderança importante entre as nações emergentes, afirma o chefe substituto da Assessoria de Assuntos Internacionais do MMA, Carlos Roberto Fonseca. “Ao expressarem suas posições em bloco, os países podem aumentar o peso político das decisões do grupo”, disse.

As reuniões do Basic têm ocorrido regularmente a cada três meses e, como nas edições anteriores, a programação se divide em duas fases. Na quinta-feira (25), houve discussões entre peritos e negociadores dos quatro países. Já nesta sexta-feira (26) e sábado (27) os ministros do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota, se reúnem com a ministra de Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Maite Nkoana-Mashabane, o vice-presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, Xie Zhenhua, e o vice-ministro para o Meio Ambiente e Florestas da Índia, J.M. Mauskar.

O município de Brumadinho, localizado a 50 km da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, foi escolhido para sediar a reunião ministerial por abrigar o Instituto Inhotim, o mais importante centro de arte contemporânea ao ar livre da América do Sul, inserido em um Jardim Botânico de 100 hectares que reúne várias espécies tropicais raras e um acervo artístico.

Fonte:
Agência Brasil

Acompanhe também o nosso novo site www.vidabuena.com.br e o Twitter @vidabuenasite