Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

PROJETO “PH DO PLANETA"

Representantes do Grupo Basequímica realizaram uma ação em comemoração ao Ano Internacional da Química com alunos do Cemei João Gilberto Sampaio. A atividade foi desenvolvida a partir da coleta de amostras de água no lago da USP de Ribeirão Preto para medir e avaliar o pH, utilizando soluções indicadoras coloridas.

O exercício faz parte de uma série de propostas do projeto “pH do Planeta”, oferecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em comemoração ao Ano Internacional da Química. Atividades como essa estão sendo realizadas por órgãos e representantes da química brasileira em todo país. O resultado e a média dos valores obtidos serão inseridos no banco de dados nacional do experimento global, sob os cuidados da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

De acordo com um dos responsáveis pela ação na escola, Ivan Cenzi, do departamento técnico da Basequímica, essas atividades experimentais são importantes para mostrar para os alunos os impactos causados pelo homem ao meio ambiente: “O exercício prático é para que as crianças entendam o que são essas alterações na natureza de que tanto ouvem falar na mídia. Eles interagiram bastante durante o experimento e buscaram informações, o que na minha avaliação foi muito positivo”, comentou Cenzi.

Para a aluna do Cemei Mirelli de Almeida Silva, de 14 anos, a experiência trouxe novos conhecimentos.“Foi bem legal analisar a água, saber o que estamos ingerindo é muitointeressante. Nunca tínhamos feito isso aqui na escola”, disse a aluna.

A Sociedade Brasileira de Química está apresentando um conjunto de ideias e ações destinadas à melhoria da educação e da pesquisa em química no país. O experimento faz parte desse conjunto de ações que são uma maneira de contribuir ativamente para o desenvolvimento de nossa sociedade e a preservação da Terra, tendo como tema “Química Para um Mundo Melhor”.

Fonte:.Brandpress