Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

AMEAÇA NO LITORAL NORTE (SP): 7 DIAS PARA DEFINIR O FUTURO!


Faltam7 dias das audiências públicas que determinarão o futuro do Litoral Norte, um dos últimos redutos de preservação ambiental do estado de SP, conhecido por suas belezas e pela possibilidade de ser um exemplo de sustentabilidade para o planeta.

Nos dias 07 de dezembro, em São Sebastião e 08 de dezembro, em Ilhabela, serão realizadas as audiências públicas para debate do projeto de ampliação do Porto de São Sebastião, contemplando um gigantesco terminal de contêineres.

Imagine se daqui a 7 dias, o dia não acontecesse, o sol não surgisse... e então percebêssemos que uma imensa cobertura de concreto armado foi colocada sobre nossas cabeças e que nunca mais teríamos contato com o sol e sua energia vital. Que tal?

Pois é exatamente isso que irá acontecer com todo um bioma, milhares de seres vivos que diariamente nascem, crescem, se reproduzem e vivem no Manguezal do Araçá, e que serão condenados à extinção. E tudo isso para acomodar um gigantesco depósito de contêineres.

7 dias é o tempo para dizer “NÂO!”

7 dias para não permitir que o Litoral Norte acolha centenas de caminhões circulando por estradas que serão construídas em descompasso com a ampliação do porto, criando situação obviamente incompatível com o desenvolvimento da atividade do turismo.

7 dias para não deixar que falsas expectativas de geração de empregos atraiam milhares, que farão apenas agravar problemas de habitação, saneamento, saúde e segurança, com os quais os municípios já têm hoje enormes dificuldades para lidar;

7 dias para impedir que milhares de empregos na área do turismo – esses sim verdadeiros – sejam também extintos pela inevitável redução da visitação à região;

7 dias para dizer que não acreditamos nas absurdas promessas de um “porto verde”, que não acreditamos que os esportes náuticos continuarão acontecendo entre dezenas de navios navegando no canal, que o centro histórico de São Sebastião não será afetado, física e institucionalmente por um porto que nele está incrustado, e que não existe o risco real da invasão de espécies exóticas transportadas pela água de lastro e cascos dos navios.

7 dias enfim, para dizer ao Governo do Estado de SP e ao Ibama, responsável pelo licenciamento do empreendimento, que não aceitamos desenvolvimento a qualquer preço e que acreditamos que a vocação de nosso porto deve continuar a obedecer sua história, modernizado sim, mas não transformado em uma ponta de lança de um corredor de exportação que só degradará nossa condição sócio ambiental.

Para dizer tudo isso, anote em sua agenda e compareça:

• S. SEBASTIÃO: Tebar Praia Clube, 07/12, quarta-feira, às 18h30; e

• ILHABELA: Ilha Flat Hotel, 08/12, quinta-feira, às 18h30.