Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

FLONA DE RITÁPOLIS COMEMORA “DIA DA LIBERDADE”


Brasília (21/11/11) – Para comemorar o “Dia da Liberdade”, a Floresta Nacional (Flona) de Ritápolis, unidade de conservação federal sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Minas Gerais, promoveu evento em que foram realizadas uma série de atividades com a comunidade local.

Entre elas o seminário sobre a “Comenda da Liberdade e Cidadania”, show do músico Marcus Viana, com interpretação do Hino da Liberdade: “Coração de Herói”, ciclo de palestras, passeio de Maria Fumaça e balonismo.

O objetivo foi transformar a semana de nascimento de Tiradentes em um grande evento cultural, com seminários, palestras, debates e apresentações musicais. A Sede da Fazenda do Pombal, berço do Protomártir, hoje é gerida pelo ICMBio dentro da Flona de Ritápolis, local onde foi realizado o ponto mais alto das comemorações, a entrega da “Comenda da Liberdade e Cidadania”.

O evento contou, ainda, com apresentações da orquestra sinfônica de Minas Gerais e dos cavaleiros da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira. A data, definida em acordo inédito entre as cidades de Ritápolis, São João Del Rei e Tiradentes, foi instituída em conjunto para celebrar a vida de Joaquim José da Silva Xavier e enaltecer o civismo, a liberdade e a cidadania, reverenciando a memória do grande Herói Nacional.

O Presidente do ICMBio, Rômulo Mello e a presidenta em exercício e diretora de Planejamento, Administração e Logística, do ICMBio, Silvana Canuto, foram reconhecidos pelos seus trabalhos em prol do ICMBio. O servidor José Nivaldo de Menezes Machado, que dirigiu a Flona de Ritápolis por décadas e foi o responsável pela preservação de todo este patrimônio, também recebeu homenagem.

Ascom/ICMBio