Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Crianças assistem à revoada do papagaio-de-cara-roxa


Depois de aprenderem sobre educação ambiental, alunos irão presenciar espetáculo de ave ameaçada de extinção

Cerca de 80 alunos e sete professores do ensino fundamental de cinco escolas das ilhas de Superagui, Barbados e Bertioga (comunidades de Guaraqueçaba – PR) participaram ao longo do primeiro semestre de 2011 de oficinas de educação ambiental promovidas pelo projeto de conservação do papagaio-de-cara-roxa da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). O encerramento do aprendizado acontece amanhã (dia 9), quando os estudantes irão até as proximidades da Ilha do Pinheiro para assistir a revoada do papagaio-de-cara-roxa e visitar o Parque Nacional do Superagui.

Para a realização do projeto, técnicos da SPVS fizeram uma capacitação com os professores das escolas para que eles pudessem repassar os conhecimentos aos alunos. Além das oficinas, as crianças também tiveram que desenvolver uma pesquisa com o tema ambiental, um estímulo para que o assunto continue sendo discutido no ambiente escolar.

Segundo a coordenadora do projeto da SPVS, Elenise Sipinski, o trabalho com as escolas do entorno do Parque Nacional do Superagui, no município de Guaraqueçaba, é fundamental para a preservação da biodiversidade local. “As ilhas em que houve as atividades de educação ambiental são lugares estratégicos para a conservação do papagaio-de-cara-roxa. É preciso aproximar o projeto da comunidade que é parceira nessa iniciativa”, conta.

A educadora ambiental, Daiane Gonzaga, que vem realizando as atividades com os alunos e professores, observa que as oficinas de educação ambiental não devem apenas englobar em seu conteúdo aspectos ecológicos, mas também econômicos, culturais e sociais. “É importante enfatizar o estudo do meio ambiente onde vive o aluno, procurando levantar os principais problemas da comunidade”, aponta.

O projeto de educação ambiental e conservação do papagaio-de-cara-roxa é apoiado pela Pan American Development Foundation (PADF) e pela Royal Caribean Cruises, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Guaraqueçaba e o ICMBio.