Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Diadema mais sustentável é o destaque do 1º Congresso da Cidade

Atividade reunirá representantes da sociedade civil e dos governos

municipal, estadual e federal em torno de temas como segurança,

cidadania, meio ambiente, habitação e mobilidade urbana

Nos dias 24, 25 e 26 de novembro, Diadema realizará o 1º Congresso da Cidade, com o lema ‘Cidade Sustentável – Diadema Construindo o Seu Caminho’. Durante esses três dias, a população, gestores públicos, autoridades e representantes de diversos setores da sociedade – conselhos, universidades, movimentos populares, entre outros – darão início a um grande debate sobre as principais diretrizes do município para os próximos anos. A abertura do Congresso será na quinta-feira, dia 24, a partir das 18h, com a presença do prefeito Mário Reali, o ex-ministro das Cidades, Olívio Dutra, o presidente da Caixa Econômica Federal e ex-secretário de Habitação do município, Jorge Hereda, além de autoridades e outras lideranças da região.

O 1º Congresso da Cidade também será promovido a fim de consolidar os planos municipais existentes, com plena integração das politicas públicas, sob a perspectiva de uma cidade mais sustentável. Os destaques são o Plano Local de Habitação de Interesse Social (Plhis); Plano Municipal de Saneamento Básico; de Saúde; de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Diadema; de Promoção do Envelhecimento Saudável e Ativo; Plano Integrado para o enfrentamento ao crack e outras drogas, e outros.

Para tanto, o encontro está estruturado com base nos eixos Segurança e Cidadania; Desenvolvimento Urbano e Ambiental; e Gestão Democrática e Participação Popular. “Diadema é pioneira em desenvolvimento urbano. Mas sempre lutou para investir em novos serviços e melhorar a vida das pessoas sem ‘expulsá-las’ da cidade. A partir do Congresso, queremos criar uma sinergia entre os diversos atores deste processo de desenvolvimento sustentável, para decidirmos juntos onde queremos chegar”, destaca o prefeito.

SustentabilidadePara preparar o Congresso foram realizados cinco pré-congressos temáticos nas cinco regiões da cidade – Reflexão sobre Participação Popular; Desenvolvimento Econômico e Urbano; Meio Ambiente Urbano e Preservação de Mananciais; Desenvolvimento Urbano Sustentável; e Mobilidade Urbana Sustentável. A expectativa dos organizadores é de aprofundar estes temas tanto no âmbito local quanto no regional e federal.

No dia 25, sexta-feira, a mesa Segurança e Cidadania começará às 9h, com a presença de Regina Miki, secretária nacional de Segurança Pública; Marcos Carneiro Lima, delegado geral de Polícia do Estado de São Paulo; e Paulo Vanucchi, ex-ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.

Às 14h, será formada a mesa Desenvolvimento Urbano e Ambiental, com Nabil Bonduki, secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente; José de Filippi Júnior, deputado federal e ex-prefeito de Diadema; e Jeroen Klink, economista e professor da Universidade Federal do ABC.

No período da noite, as atividades começam às 18h com o temaGestão Intersetorial de Políticas Públicas. Nabil Kadri, chefe da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; e Pedro Pontual, diretor de Articulação Social da Secretaria Geral da Presidência da República, compõem o último debate do dia.

No sábado (26), a partir das 9h, para encerrar o 1º Congresso da Cidade, Diadema receberá o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; o presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão; e a Coordenadora da Rede Brasileira de Orçamento Participativo e Coordenadora do Orçamento Participativo da Prefeitura de Guarulhos, Kátia Lima.

Circuito de ações – Com base nos temas de apoio nos temas Gestão Democrática e Participação Popular, Segurança e Cidadania e Desenvolvimento Urbano e Ambiental, uma grande ‘tenda sustentável’ permanecerá à frente do teatro.

Criada com a parceria de diversas secretarias, a tenda visa oferecer ao público a chance de percorrer um circuito, montado com as políticas públicas desenvolvidas na cidade e direcionadas às diversas gerações (jovens, crianças, adultos, idosos). A iniciativa ainda destacará as políticas públicas voltadas à mulher e aos servidores públicos.

Ainda no entorno do Teatro, será montada uma pequena praça de alimentação, com barracas de produtos a preços populares, e o público participante poderá conferir apresentações culturais no intervalo das atividades temáticas. Rosângela Rosendo

Serviço:

I Congresso da Cidade – Cidade Sustentável ‘O que temos e o que queremos’

Dias 24, 25 e 26 de novembro

Teatro Clara Nunes

Rua Graciosa, 300, Centro

Quinta-feira (24 novembro)

16h às 20h30 – Credenciamento

18h – Abertura da atividade com apresentação da Banda Jazz Sinfônica de Diadema

Sexta-feira (25 de novembro)

9h – Mesa 1 – Segurança e Cidadania

14h – Mesa 2 – Desenvolvimento Urbano e Ambiental

18h – Mesa 3 – Gestão Intersetorial de Políticas Públicas

Sábado (26 de novembro)

9h – Mesa 4 – Gestão Democrática e Participação Popular

12h – Encerramento

Inscrições para o I Congresso da Cidade podem ser feitas pelo Portal da Prefeitura de Diadema www.diadema.sp.gov.br.