Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Abaixo assinado contra projeto de alteração do Código Florestal recolhe assinaturas no SWU


Expectativa da SOS Mata Atlântica, organização responsável pela ação, é que sejam recolhidas 15 mil assinaturas até o final do evento.


A Fundação SOS Mata Atlântica e o Fórum Global de Sustentabilidade se mobilizaram para recolher no Festival SWU, em Paulínia, região de Campinas, milhares de assinaturas contra o projeto de lei (PLC 30/2011) que modifica, para pior, o Código Florestal brasileiro. A ação faz parte da campanha Floresta Faz a Diferença, do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, que busca informar e mobilizar a sociedade sobre o tema. Os interessados em participar da iniciativa no evento devem procurar os voluntários e parceiros da SOS Mata Atlântica no estande das ONGs ou nas portarias do evento.

Uma versão online do abaixo-assinado está disponível no site www.florestafazadiferenca.com.br, que reúne diversas informações sobre a campanha. Além de assinar a petição online, o internauta interessado pode também imprimir e distribuir o abaixo assinado, divulgar a ação em suas redes sociais e postar em seus perfis uma foto com um dos cartazes do movimento, disponíveis no próprio site para impressão. O abaixo assinado será entregue ao Congresso Nacional e a presidenta Dilma Rousseff.


Contexto
A Câmara dos Deputados aprovou, no final de maio de 2011, o projeto de lei (PLC 30/2011) que modifica profundamente o Código Florestal, enfraquecendo a proteção às florestas e promovendo um retrocesso no combate ao desmatamento. O projeto encontra-se agora em votação no Senado e pode ser aprovado a qualquer momento.

Uma coalizão formada por 163 organizações da sociedade civil contrárias ao projeto, entre elas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a SOS Florestas, Via Campesina, Fórum dos ex-ministros de meio ambiente, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Instituto de Desenvolvimento Social (IDS), Ethos, Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), Rede Mata Atlântica e Rejuma, entre outros, lançou, no dia 7 de junho, em Brasília, o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é mobilizar os brasileiros a manifestarem sua discordância com o texto aprovado pelos deputados, para que no Senado ele seja modificado. A Fundação SOS Mata Atlântica apoia o movimento.