Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

ENCONTRO DE MULHERES DISCUTE PROPOSTAS PARA A RIO + 20

O governo federal promoveu nesta terça-feira (8), no Centro de Convenções do Grand Bittar Hotel, em Brasília, o encontro “Mulheres Rumo à Rio + 20: a Sustentabilidade no Feminino”. O evento teve como objetivo ampliar e consolidar a Rede de Mulheres Brasileiras pela Sustentabilidade.

Ao final, foram criados três grupos de trabalho que indicarão o programa e as ações prioritárias da Iniciativa Feminina pela Sustentabilidade a ser lançada na Rio + 20, em junho de 2012. A ideia é que as linhas gerais da Iniciativa sejam apresentadas já em março do ano que vem, no Dia Internacional da Mulher.

O evento foi aberto pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e contou ainda com a presença das ministras do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes e da vice-presidente da Câmara dos Deputados, Rose de Freitas.

Participaram dos debates, que duraram todo o dia, cerca de 150 mulheres, boa parte delas representando órgãos do governo envolvidos nos debates e preparação da Rio + 20, como o Ministério do Meio Ambiente e o ICMBio, além de dirigentes de empresas privadas e entidades da sociedade civil.

Os temas-chave que serão discutidos no âmbito da Iniciativa foram sugeridos por um grupo de 60 mulheres, consultadas previamente entre maio e setembro. O primeiro é O Papel das mulheres na gestão executiva e nos conselhos de administração das empresas públicas ou privadas. A intenção é que as mulheres influenciem na promoção de estratégias corporativas de sustentabilidade.

O segundo tema é Incentivo ao empreendedorismo verde (negócios sustentáveis) sob a liderança feminina e/ou beneficiando mulheres; e o terceiro, Promoção de novos padrões de consumo e de valores pró-sustentabilidade que levam ao consumo responsável e consciente.

Todos esses temas serão aprofundados em encontros setoriais pelo País até março do ano que vem, quando, então, a Rede de Mulheres vai se reunir para aprovar a versão final do programa e das ações que vão constar da Iniciativa Feminina pela Sustentabilidade. O documento vai balizar a posição das mulheres brasileiras na conferência.

RIO + 20 - A cúpula de chefes de Estado e de Governo da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, também chamada de Rio+20, vai ocorrer entre os dias 20 e 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro, vinte anos após a Cúpula da Terra, que ficou conhecida como Eco-92 ou Rio-92.

Mais que um balanço dos 20 anos que a separam da Rio-92, marco na história socioambiental mundial que resultou numa série de documentos importantes, como a Agenda 21 e as convenções sobre Clima e Diversidade Biológica, a Rio + 20 vai ser uma oportunidade de se olhar para a frente, de se discutir como avançar no desenvolvimento sustentável, na economia verde, tendo como objetivos maiores a erradicação da miséria no planeta e a promoção do bem estar de todos os povos..

Ascom/ICMbio