Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Workshop debate fatos e mitos da agricultura sustentável no MT


Nesta terça-feira, 4 de outubro, Cuiabá foi sede do workshop Agricultura Sustentável: Mato Grosso - Fatos e Mitos. O evento teve o objetivo de reforçar a importância do setor agrícola do estado para o Brasil e o mundo. Realizado pelo Sistema Famato, Imea e Senar, o workshop contou com apoio da Andef, Cearpa, Aprosoja/MT e CREA/MT.

A programação contou com palestras de médicos, toxicologistas, pesquisadores e representantes de entidades do agronegócio. Foram abortados os temas segurança alimenta e a relação entre produtividade e uso de tecnologia no campo.

Comunicação do risco
Ângelo Zanaga Trapé Médico-toxicologista e professor-doutor da Unicamp, apresentou a palestra sobre a comunicação de risco na segurança alimentar.

Segundo Ângelo Trapé, dados do Ceagesp de 2009/2010 apontam que entre as 450 amostras de alimentos analisadas, 90% estava abaixo do limite máximo de resíduo, ou seja, em conformidade com a exigência da Anvisa, e só 4% apresentava irregularidade. “O que isso significa? Que eram produtos não autorizados para aquela cultura; porém, todos os produtos achados estão registrados no país, em uso para outras culturas”, explicou.

Entraves ao agronegócio
O Diretor Executivo da Associação Nacional de Defesa Vegetal, Andef, Eduardo Daher, fez uma análise dos entraves que o agronegócio brasileiro enfrenta. “Enquanto a agência que regula a área sanitária do país critica nosso modelo de produção agrícola, a presidente Dilma Rousseff firma acordo com a União Europeia para abastecer alimentos ao planeta. Ou todos nós colaboramos para o Brasil ser realmente o celeiro do mundo, ou optamos por uma agricultura domiciliar sem adoção de tecnologias”, ressaltou Daher.

O Gerente de Regulamentação Federal da Andef, Guilherme Guimarães, fez uma análise crítica de alguns casos que chegam de forma superficial e sem base científica à imprensa.

Os participantes também conferiram exposições do Gerente de Mercado Agrícola da Kleffmann, Renato de Oliveira, sobre a evolução dos índices produtivos e o uso de defensivos agrícolas; do Diretor Executivo do Sistema Famato, Sereni Paludo; e do Superintendente do Imea, Otávio Lemos Celidonio, que falaram sobre o agro mato-grossense.

Para o Gerente de Regulamentação Estadual da Andef, Luis Carlos Ribeiro, “o workshop foi uma excelente oportunidade de apresentar os elementos que tornam a atividade rural mato-grossense uma referência mundial”.