A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011, que ocorrerá de 17 a 23 de outubro, em Bauru (SP), mobiliza escolas das redes públicas e privadas do país para participarem do Experimento Global PH do Planeta, sobre a qualidade da água. A realização do experimento ocorrerá de 17 a 20, como parte da programação do evento. Todas as escolas públicas receberam conjuntos para coleta e medição da água.Sob orientação e acompanhamento do professor, os estudantes devem trabalhar em pequenos grupos para medir o pH de uma fonte natural local de água, utilizando soluções indicadoras coloridas que fazem parte do jogo do experimento.
A atividade envolve quatro etapas: coleta da amostra de água em uma fonte natural local; medição do pH da amostra de água local (e outras amostras, caso apropriado e desejado); análise dos dados e produção de um relatório; registro dos resultados na base de dados nacional do experimento global.Para participar é necessário apresentar corretamente as informações sobre data da coleta da água, fonte local, natureza (potável, fluvial, marinha, etc.), temperatura, quantidade de alunos envolvidos, nome da escola, cidade e estado. Cada turma de estudantes informará os valores médios dos resultados obtidos, que comporão o banco de dados nacional do experimento global, disponível no portal da Sociedade Brasileira de Química. Posteriormente, os dados serão incluídos em escala planetária no banco de dados global. (Global Experiment Database).
No Brasil, as atividades estão sendo organizadas por entidades da química e por instituições de pesquisa, universidades e escolas, e têm o apoio de órgãos governamentais, como o (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Ciência e Tecnologia e fundações de apoio à pesquisa. Fazem parte do experimento global a ser realizado durante o Ano Internacional da Química – AIQ 2011 – em todo o mundo. A atividade integra uma série de eventos propostos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac).
FONTE: Assessoria de Imprensa da SEB