Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

SFB recebe missão da FAO para tratar do Inventário Florestal Nacional



O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) recebe entre terça e sexta, 18 a 21/10, uma missão da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para tratar do Inventário Florestal Nacional (IFN), iniciativa do governo brasileiro para levantar a qualidade e quantidade das florestas no país.

As duas entidades vão trabalhar em conjunto nas atividades de implementação do IFN que envolvem recursos de aproximadamente 9 milhões de dólares disponibilizados pela organização Global Environment Facility (GEF). O GEF fornece subsídios aos países em desenvolvimento para projetos que auxiliem a enfrentar os desafios ambientais globais e a promover meios de ações sustentáveis.

A FAO é quem irá operar os recursos financeiros do Projeto GEF, como foi denominada a ação de apoio técnico e financeiro ao Inventário Florestal Nacional com recursos da organização. “A missão da FAO vem conhecer o Serviço Florestal e sua estrutura no que se refere às atividades do IFN”, afirma o diretor de Pesquisas e Informação do SFB, Joberto Freitas. A delegação é composta de dois integrantes da FAO em Roma (Itália) e dois no Brasil.

Comitê Diretivo
Durante a visita da delegação, será implantado o Comitê Diretivo do Projeto GEF, formado por integrantes do órgão executor e da agência executora, ou seja, o Serviço Florestal e a FAO, e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Ministério das Relações Exteriores, que representarão o governo brasileiro.

O Comitê Diretivo será responsável por coordenar a execução do Projeto GEF, o que inclui realizar o planejamento financeiro das atividades e avaliar o plano de trabalho para o Inventário Florestal Nacional. A duração do Projeto é de cinco anos.

Segundo Freitas, os recursos serão utilizados para viabilizar parcerias com instituições para atuar no IFN e ações como a coleta de dados em campo e o processamento dessas informações, o desenvolvimento de programas de pesquisa, capacitação e controle de qualidade, além da promoção da aplicação e disseminação de informações e resultados do IFN.

O Inventário Florestal Nacional é a primeira iniciativa a levantar a qualidade e quantidade das florestas brasileiras de forma ampla, com a obtenção de dados sobre estoques de biomassa e carbono, espécies de árvores e condição fitossanitária (saúde) delas, entre outros, além de um levantamento socioambiental com moradores para conhecer sua percepção sobre os recursos florestais.

Já foram levantados os recursos florestais de Santa Catarina, primeiro estado a concluir seu inventário com a metodologia do IFN, e o Distrito Federal, que está em fase de análise dos dados. O Serviço Florestal, responsável pelo IFN, também já estabeleceu parcerias com os estados do Rio de Janeiro, Sergipe, Rio Grande do Sul e Ceará.