Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SFB representa país em encontro dos Megaflorestais


O encontro terá a presença de lideranças de instituições florestais da Rússia, Brasil, Canadá, Estados Unidos, China, Congo, Indonésia, Sudão e Peru, que juntos têm mais de 2,5 bilhões de hectares de cobertura florestal

Representantes de nove países entre os que têm as maiores áreas florestais do mundo reúnem-se a partir desta segunda-feira (17) em Oaxaca, no México, para o encontro Megaflorestais. O Brasil, que detém a segunda maior área florestal, será representado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

“O Megaflorestais sempre possibilita o intercâmbio de experiências e, principalmente, a construção de agendas bilaterais de possíveis cooperações”, afirma o diretor-geral do SFB, Antônio Carlos Hummel.

Programação

Este ano, o evento destacará as relações sobre florestas e o contexto econômico atual, com o tema “Governança global em tempos de turbulência econômica e climática”. No primeiro dia, o principal assunto será mercado de florestas, com debates sobre tendências, ameaças e desafios.

As discussões também vão tratar do que ocorre com florestas e agências florestais quando os governos têm de administrar crises financeiras. O painel sobre o tema pretende resgatar as consequências da crise asiática de 1997/1998 nos países megaflorestais e como essas nações estão hoje.

A questão da agregação de valor às florestas, com perspectivas de inovações existentes, novas idéias para expandir escala de proteção e restauração será tema de um painel com a presença do diretor-geral do SFB, Antônio Carlos Hummel.

Mudanças climáticas

A gestão de florestas em época de mudanças climáticas será debatida no evento em sessões sobre as respostas sociais e políticas a desastres em áreas de floresta, como incêndios, em apresentação com participação da Rússia, que teve milhares de hectares de floresta afetados pelo fogo em 2010.

Estratégias de mitigação e adaptação às mudanças do clima e o estágio de reformas de posse de terra como pré-requisito para alcançar proteção e restauração de áreas florestais estarão em pauta, e o México, que realizou uma ampla reforma na destinação de suas florestas para comunidades, mostrará sua experiência.

No mesmo painel, o diretor de Concessões e Monitoramento do SFB, Marcus Vinícius Alves, fala de lições emergentes no Brasil em relação à posse da terra. O encontro se encerra com uma sessão sobre o que as agências florestais farão para se preparar para o futuro.

O Megaflorestais é realizado desde 2005 e se caracteriza pelos debates técnicos e informais que usam as regras da entidade britânica Chatlam House, em que os participantes são livres para usar a informação recebida, mas não podem atribuí-la a nenhum convidado em específico, com o objetivo de levar a uma discussão mais aberta. Em 2008, o Serviço Florestal foi responsável pela organização do MegaFlorestais, realizado em Manaus (AM).