Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 14 de abril de 2012

PROJETO ONÇAFARI


Durante uma expedição de captura do Projeto Onçafari no início do mês, a equipe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), acompanhada do analista ambiental Rômulo Mello, capturou uma onça-pintada, macho adulto, de 112 kg, em Miranda, no Mato Grosso do Sul.

O Projeto Onçafari é coordenado pelo Cenap/ICMBio em parceria com a Wildlife Conservation e o Refúgio Ecológico Caiman. O objetivo é estabelecer protocolos para o turismo de avistamento de onça-pintada e, com isso, aumentar as chances de o turista ver o animal em seu ambiente natural sem que haja alterações no comportamento e qualquer risco de acidente.

“Devemos lembrar que recentemente tivemos dois ataques a seres humanos no Pantanal Norte, provavelmente porque os animais estavam sendo cevados e, ainda, as embarcações estavam se aproximando muito das onças”, ressalta Ronaldo Morato, coordenador do Cenap. Experiências na África mostram que os animais não precisam ser cevados, eles podem se habituar a presença dos veículos sem alteração de comportamento.

Rômulo Mello, ex-presidente do ICMBio, destacou que é muito importante que um projeto como esse tenha envolvimento de todos os setores da sociedade e com certeza essa parceria trará importantes resultados para a conservação da biodiversidade no Pantanal.

Onças-pintadas que estão sendo aparelhadas com colar GPS-Satélite serão acompanhadas de perto e seu comportamento será avaliado com auxílio de um etograma – registro detalhado do comportamento de um animal. Ao final do estudo espera-se ter um protocolo que oriente guias e turistas para o avistamento desses animais. “O ecoturismo tem sido um aliado importante na conservação de áreas naturais e dos animais que nela vivem, trazendo valor econômico e, consequentemente, aumentando o interesse pela conservação da natureza no mundo todo”, diz Mário Haberfeld, um dos coordenadores do projeto.



Comunicação ICMBio