Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

ICMBIO LANÇA PLANO PARA CONSERVAR AVIFAUNA DA CAATINGA

Aldo Vasconcelos

Elaborado por meio de uma oficina de planejamento participativo realizada em outubro de 2011, em João Pessoa (PB), o Plano de Ação Nacional (PAN) Aves da Caatinga, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) através do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE/ICMBio), tem por objetivo atender 14 espécies de avifauna ameaçadas de extinção no bioma que se estende por quase todos os estados do Nordeste brasileiro, além do norte de Minas Gerais.

O PAN, desenvolvido em parceria com entidades como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG) e universidades da região, constitui um marco na conservação das aves habitantes da Caatinga, que correspondem a 533 espécies – sendo 23 delas endêmicas – mas ainda são timidamente estudadas, apesar de o bioma ser apontado como uma das mais importantes áreas de endemismo da avifauna sul-americana.

De acordo com o coordenador do CEMAVE/ICMBio, João Luiz Nascimento, a matriz de planejamento do PAN traça cinco metas a serem atingidas até 2016. “Esses objetivos incluem a redução da captura e do tráfico do periquito-cara-suja (Pyrrhuragriseipectus), a diminuição das taxas de perdas de formação arbórea e de outras formações da Caatinga nas áreas importantes para a conservação das espécies-alvo, além da promoção da conectividade entre fragmentos remanescentes. Também contempla o cálculo estimativo do tamanho populacional das espécies e a manutenção ou aumento da área de ocupação delas e a redução da pressão de caça sobre a jacucaca (Penelopejacucaca) e o zabelê (Crypturellusnoctivaguszabele)”, explica João Luiz.

“No último dia 30 de março foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria no 106 de 29 de março de 2012, que institui um Grupo Assessor para acompanhar a implementação e realizar a monitoria do PAN”, destaca João Luiz. O grupo é composto por 10 membros – entre representantes do ICMBio, universidades e ONGs – sob a coordenação do biólogo Antonio Eduardo Barbosa, analista ambiental do CEMAVE/ICMBio.

João Luiz ressalta ainda que as outras três espécies de aves ameaçadas na região – o soldadinho-do-Araripe (Antilophiabokermanni), a arara-azul-de-Lear (Anodorhychusleari) e a ararinha-azul (Cyanopsittaspixii) – já são contempladas por Planos de Ação específicos desenvolvidos pelo ICMbio.

Comunicação ICMBio