quarta-feira, 3 de outubro de 2012
MOÇÂO DE APOIO AO EDSON LOBATO – FREDÊ, O GESTOR DO NÚCLEO SÃO SEBASTIÃO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR
MOÇÂO DE APOIO AO EDSON LOBATO – FREDÊ, O GESTOR DO NÚCLEO SÃO SEBASTIÃO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR
Vimos solicitar seu apoio para uma grande injustiça, o afastamento do gestor do Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) pelo Secretário Estadual do Meio Ambiente.
Com certeza qualquer secretário tem direito de afastar aqueles que prestam serviço sob sua responsabilidade, mas o Edson Lobato, conhecido por Fredê, foi o criador do referido núcleo e um gestor totalmente dedicado à sua função, contra quem não se pode dizer nada, pois é uma pessoa totalmente honesta e diretamente responsável pelos grandes avanços, que fizeram deste último núcleo a ser criado dentro do Parque Estadual da Serra do Mar o exemplo a ser seguido por todas as demais unidades de conservação e, principalmente, por seus conselhos de apoio à gestão. A existência e funcionamento desses conselhos hoje são obrigatórios para a existência de qualquer unidade de conservação, afinal são eles que garantem que a Unidade está seguindo o caminho certo, pois é a fiscalização pela sociedade civil que garante o bom funcionamento das unidades de conservação. E o conselho do Núcleo São Sebastião do PESM é super ativo e defende com unhas e dentes a unidade. O que dá força a esse conselho é a própria história deste núcleo.
Antes, São Sebastião fazia parte do Núcleo Caraguatatuba, o que fazia São Sebastião ficar carente de fiscalização e estrutura para o ecoturismo e outras funções da unidade. Por isso eu, que sou dono de pousada, e muitas outras pessoas da comunidade de moradores e frequentadores fizemos questão de ajudar e organizamos um Seminário de Ecoturismo e Desenvolvimento Sustentável na Escola Walkir Vergani em Boiçucanga, que contou com a participação do secretário do meio ambiente da época, Fábio Feldmann. Entre as atividades previstas estavam caminhadas para Praia Brava e descendo a serra pela trilha das cachoeiras, chegando a Boiçucanga. Ao percorrermos essa trilha, cruzamos com palmiteiros armados extraindo palmitos, o que é crime ambiental. A consequência deste evento foi a criação do Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar e a indicação daquele que liderava esse esforço para seu gestor, o Fredê. Como não havia nenhum recurso, minha pousada foi oferecida para sede provisória até que se conseguisse um espaço próprio.
Como não havia funcionários, nem monitores ou guardas-parque, o Fredê criou a ação integrada, uma parceria com a prefeitura, com a Polícia Militar e a promotoria do Meio Ambiente e outros, que é uma força tarefa para conter as invasões em área de parque. E as invasões foram contidas. Atraímos parceiros também para a formação de monitores de ecoturismo e guardas-parque. Conseguimos até convencer o banco alemão KfW, que na época dava aportes financeiros aos demais núcleos do PESM, que esse parque tinha ganho mais um núcleo e também deveria receber aporte de recursos.
Apesar do apoio do banco alemão, os recursos sempre foram diminutos frente à demanda do núcleo em implantação e Fredê soube lidar bem com a falta de recursos, e tornou o conselho do núcleo no conselho mais dinâmico de todas as unidades de conservação do estado e talvez do Brasil todo. Tanto é que conseguimos avançar em vários projetos, como a Trilha das Cachoeiras, a Trilha da Praia Brava, a Estrada Parque e até conseguimos concluir nossa bela sede definitiva entre a Barra do Una e Juquehy.
Agora que o Núcleo São Sebastião deixou de ser o patinho feio do PESM, o atual Secretário do Meio Ambiente decide, sem nenhuma participação do Conselho, afastar o Fredê sem motivo algum, atropelando um conselho de tem quase quinze anos de muito trabalho e luta. Por que desrespeitar o conselho e a sociedade civil desta forma? Só pode ser para beneficiar algum aliado político com vistas às eleições.
Sabe-se que esse jovem secretário está afastando muitos representantes de diversos conselhos para substituí-los por pessoas de sua confiança, facilitando assim a aprovação de projetos que não seriam aprovados de outra forma.
Resta à sociedade civil se mobilizar para defender nossas conquistas. Já fizemos isso outras vezes e desta vez vamos até o fim!
Pela defesa do Conselho Consultivo de Apoio à Gestão do Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar e de seu presidente Edson Lobado, o Fredê!
Ajude a espalhar o link abaixo para todas suas listas de contatos pessoais (moção de apoio ao Fredê):
> http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/10019