quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Menos lixo e mais comida
Você sabia que cerca de 1/3 dos alimentos que compramos acaba no lixo? E todos os dias, ainda assim, lemos notícias que milhares de pessoas passam fome. Que tal unir o útil ao agradável? Evitar o excesso de lixo desnecessário e aliviar a fome dessas pessoas. Não teria data melhor que 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, para dar início a esse trabalho.
A ONG Banco de Alimentos junto com a Ticket® criaram a campanha “Comida para Todos”: uma ação que consiste em arrecadar alimentos excedentes de comercialização e produção em supermercados, hortifrútis, agricultores e empresas alimentícias, e doá-los a instituições. Resultado disso: mais de 22.500 pessoas são alimentadas com as três refeições todo dia. Essa foi uma forma simples e muito eficaz que a ONG encontrou para conscientizar sobre o desperdício e conseguir colaboração.
“Como as doações não são garantidas, precisamos sempre procurar nos reinventar e assim manter nosso trabalho vivo com novos parceiros e colaboradores que abracem a nossa ideia. Nossa meta é manter , pelo menos, o número de pessoas beneficiadas pelo projeto”, explica Luciana Quintão, fundadora da ONG.
“A Ticket sempre esteve comprometida com o bem-estar e o acesso do trabalhador a uma alimentação de qualidade. Fazer parte de ações como essa, que conscientizam sobre o bom uso dos alimentos e despertam o cidadão para o não desperdício é fundamental para construirmos uma sociedade mais justa para todos” analisa Sergio Oliveira, diretor de marketing e Produtos Regulamentados da Ticket.
Este ano, quem quiser fazer parte desta causa pode contribuir com dinheiro ou simplesmente ser porta-voz da ação. Mais informações no site do Benfeitoria, um site de investimento coletivo (www.benfeitoria.com/).
Há 14 anos, a ONG evita o desperdício mensal de cerca de 30 toneladas de alimentos, que são distribuídos nas 51 instituições cadastradas, dentre elas, asilos, albergues, associações de adolescentes, casas de apoio, creches e hospitais.
Todo conceito e criação da campanha foram feitos pela Binky, agência de design e comunicação.
Conheça mais sobre o projeto acessando o site da ONG (www.bancodealimentos.com.br) e assista ao vídeo de divulgação da campanha no link (http://vimeo.com/51464174).