sábado, 29 de setembro de 2012
Projeto Água abre inscrições para capacitar 1000 técnicos da América Latina e Caribe
Para estreitar as relações de cooperação entre os países da América Latina e Caribe no tema dos recursos hídricos, o projeto Água – Conhecimento para Gestão oferecerá oito cursos gratuitos, em língua espanhola, na área de gestão de recursos hídricos nos próximos dois anos. No total serão oferecidas cerca de 1.000 vagas. As primeiras turmas já estão com inscrições abertas até 5 de outubro (curso Qualidade de água em reservatórios) e 11 de outubro (Hidrologia Básica e Gestão Territorial para Recursos Hídricos com Software Livre de Código Aberto). As três capacitações têm 40h de carga. As três capacitações têm 40h de carga e terão atividades entre novembro e dezembro.
Todos os cursos são gratuitos e a maioria deles tem a vantagem de ser totalmente a distância, o que permite a redução de despesas (principalmente com transporte e hospedagem) para os participantes da América Latina e do Caribe. Outra virtude é que esta modalidade permite um apoio técnico mais amplo para os alunos. Em menor medida também serão oferecidas capacitações no formato semipresencial. Para que os participantes recebam certificado ao final dos cursos, é necessário atingir um aproveitamento mínimo estipulado pelo Água – Conhecimento para Gestão.
Entre as capacitações previstas há cinco temas principais a serem abordados: Hidrologia, Qualidade da Água, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Educação e Participação Social e Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Todas as informações divulgadas no âmbito do projeto, por meio de boletins eletrônicos, também estão disponíveis em espanhol. Para receber tais informações basta se cadastrar no site www.aguaegestao.com.br.
O Projeto
O projeto Água – Conhecimento para Gestão é um convênio entre a Agência Nacional de Águas (ANA), a Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil e a Itaipu Binacional. O objetivo da iniciativa é desenvolver ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e demais países da América Latina. São 24 cursos de capacitação complementar, além de ferramentas de educomunicação que atingirão 300 mil pessoas até julho de 2014.
Texto:Ascom/ANA
Foto: Zig Koch / Banco de Imagens ANA