segunda-feira, 10 de setembro de 2012
AMMA PROMOVE AÇÕES EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO CERRADO
Foto: RONALDO KOTSCHO
Bioma apresenta extensa biodiversidade e necessita ser preservado
Como forma de mostrar a importância do bioma cerrado, bem como preservá-lo, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) realiza amanhã, 11, às 9 horas, no Parque Municipal Leolídio di Ramos Caiado, no Setor Goiânia 2, ações de educação ambiental e conscientização em comemoração ao Dia do Cerrado. Participam do evento 60 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmeis) da região e na sede da Amma serão distribuídas mudas nativas do cerrado para a população.
Para a presidente da Amma, Mayza Margareth Toledo Constantino, a importância das riquezas naturais do bioma cerrado precisam ser conhecidas para o desenvolvimento da conscientização e preservação. “O cerrado possui características bem marcantes como o clima seco, as árvores possuem troncos tortuosos, com cascas espessas que servem de proteção para o calor e a baixa umidade, além de florações exuberantes, como os ipês, que podem ser vistos nessa época em toda a cidade. Há nele também presença de grande quantidade de água, sendo considerado o berço das águas por abrigar nascentes dos rios de vital importância para o país, que são o Tocantins, Araguaia e o São Francisco”, pontua.
Em comemoração ao dia do cerrado será realizado um plantio simbólico com mudas nativas do bioma no parque, além de palestras com distribuição de cartilhas e entrega do certificado de cuidador do cerrado para as crianças participantes. Já na Amma serão distribuídas mudas de jatobá, ipês e bálsamo pelo Programa Plante a Vida, visando à conservação e preservação com plantio de mudas nativas.
O cerrado constitui o segundo maior bioma do país ocupando cerca de 24% do território nacional com grande biodiversidade de fauna e flora favorecido pelo elevado potencial aquífero. Abrange os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, o Distrito Federal e partes de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Piauí e Bahia.
Além da importância ambiental, o cerrado também possui grande relevância social devido ao extenso aproveitamento dos recursos naturais. São diversas espécies com propriedades medicinais, exemplares arbóreos que podem ser usados na recuperação de áreas degradadas, bem como diversos frutos comestíveis, como o pequi, a mangaba, cagaita, barú, cajuzinho, dentre outros.
Contudo, diversas espécies presentes no cerrado, tanto de fauna quanto de flora, estão ameaçadas de extinção pela interferência humana, como o tamanduá, tatu-bola, capivara, onça-pintada, lobo guará, entre outros. As árvores passíveis de extinção são araeira-do-sertão, arnica-da-serra, jacarandá intricata, etc., resultando em 131 espécies de exemplares arbóreos nessas condições, conforme dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Informações:
Assessoria da AMMA - 3524-1117