quarta-feira, 26 de setembro de 2012
MORADORES DE PARATY PARTICIPAM DE PROJETO PARA CRIAR JARDIM BOTÂNICO
por Thais Lima
Moradores de Paraty, no Rio de Janeiro, estão se organizando para tirar do papel o projeto do Jardim Botânico da cidade, lançado em 2005, no bairro Portal das Artes, no terreno junto à sede da Área de Proteção Ambiental (APA) Cairuçu, unidade de conservação sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O terreno é uma área pública do loteamento do bairro originalmente destinada à recreação e estruturas institucionais. Ao longo dos anos, os gestores do local que ocupam a área participaram da elaboração de um projeto de Jardim Botânico para a região. Diversas espécies da Mata Atlântica e de outros biomas nacionais, com mudas doadas pela Flora Paraty e pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro já foram plantadas no local.
Para se tornar um Jardim Botânico, será preciso regularizar a destinação da área para essa finalidade junto à Prefeitura Municipal de Paraty. Em seguida, deverá ser criada uma entidade para a gestão como, por exemplo, uma associação, fundação ou Organização da Sociedade Civil de Interese Público (OSCIP). A partir daí se poderá buscar a certificação, conferida pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, segundo critérios técnicos.
Incentivados pela atual gestão da APA Cairuçu, os moradores vêm se reunindo com o objetivo de retomar e tirar do papel o projeto de implantação do Jardim Botânico de Paraty. Atualmente a área já dispõe de trilhas entre as diversas coleções florestais que foram cultivadas ao longo dos anos.
A equipe da unidade de conservação promove trabalhos de educação ambiental ao ar livre com escolas e visitantes no local. A ideia é que a comunidade se aproprie desse projeto e assuma a gestão da área, pois não é competência institucional do ICMBio administrar Jardins Botânicos. Os moradores já criaram a "Comissão Pró Jardim Botânico de Paraty", que vem se reunindo periodicamente no auditório da APA Cairuçu.
Para sensibilizar a sociedade sobre a existência do projeto do Jardim Botânico de Paraty e seus potenciais benefícios para a cidade, a comissão decidiu realizar um passeio ciclístico integrado à "Ação de Primavera", um evento apartidário que promoverá atividades tais como jogos, shows e oficinas em Paraty nos dias 21, 22 e 23 de setembro, em comemoração à chegada da nova estação.
No sábado, dia 22, ocorrerá um passeio ciclístico do Centro Histórico até o Jardim Botânico, seguido de apresentação do projeto à sociedade, além de caminhada nas trilhas e plantio de árvores da Mata Atlântica. O evento está programado para acontecer a partir das 10h.