sexta-feira, 17 de agosto de 2012
LIVRO DESTACA BIODIVERSIDADE DO PARQUE DA TIJUCA
O Parque Nacional da Tijuca, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Rio de Janeiro, está incluído no Guia de História Natural do Rio de Janeiro, que apresenta um retrato da cidade, com foco no meio ambiente.
O guia foi produzido pelo Instituto Cultural Cidade Viva, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto Light, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O livro é dividido em quatro temas: Ambiente Físico, Ecossistemas, Biota e Conservação de ecossistemas.
O Parque da Tijuca é apresentado por Claudio Belmonte Bohrer e Patrícia Moreira, dois dos mais de dez autores da obra. Eles destacam a exuberância do parque e sua importância ambiental. O texto é ilustrado com fotos de alguns dos atrativos da unidade de conservação (UC), como a Pedra da Gávea, Cascatinha Taunay e Parque Lage.
O Guia de História Natural do Rio de Janeiro resulta de uma colaboração entre os organizadores e os autores dos capítulos apresentados. A ideia surgiu durante uma série de cursos técnicos para o setor elétrico realizados entre 2007 e 2008, no Instituto Light. Os cursos consistiram em uma introdução às disciplinas abordadas, tendo como referência a região metropolitana do Rio de Janeiro. Em sequência, deu-se inicio à preparação dos textos, que tratam de aspectos da geologia, clima, fauna, flora, rios, lagoas, lagos e meios possíveis de preservação desses sistemas.
Comunicação ICMBio