terça-feira, 7 de agosto de 2012
Evento discute oportunidades de negócios com a expansão da geração solar no país
Reunir executivos para discutir a viabilidade de negócios relacionados à energia solar é a proposta da primeira edição do Solar Summit, encontro que a IBC e o Jornal da Energia vão promover em São Paulo, nos dias 17 e 18 de outubro. Em pauta, os desafios regulatórios, técnicos e financeiros na expansão da fonte solar na matriz energética brasileira. O evento apresentará casos pioneiros no país com geração para áreas isoladas e para os estádios da Copa.
Na abertura do encontro, um workshop reunirá executivos da CEMIG, Effitech Er e CPFL Serviços para debater a viabilidade técnico-econômica dos projetos solares e os modelos de contratação adotados nos primeiros projetos do país. A abertura da sessão principal apresentará um painel de debates sobre questões regulatórias e setoriais, que contará com a participação do diretor de estudos econômicos e energéticos da EPE, Amílcar Guerreiro, e de representantes do Ministério de Minas e Energia.
Logo depois, os efeitos práticos da mini e micro geração distribuída, a regulamentação do atendimento às regiões remotas e os reflexos na viabilização de projetos solares serão debatidos pelo vice-presidente executivo da Cogen, Carlos Silvestrin, e por Giorgiana Pinheiro, da gerência de pesquisa e desenvolvimento e eficiência energética da CELPA.
A jornada do primeiro dia se encerra com uma mesa redonda sobre as iniciativas para a instalação de um parque industrial local de equipamentos fotovoltaicos, que terá a participação do coordenador do grupo consultivo da ABINEE, Carlos Evangelista, além de outros executivos do setor.
No segundo dia do Solar Summit a audiência poderá acompanhar as discussões sobre o financiamento para a fonte solar, a criação de linhas de crédito e as expectativas dos investidores privados no segmento. A sessão terá a presença da gerente de projetos de energia e desenvolvimento econômico do Banco KFW, Tabea Von Frieling de Valencia, da head of Latin America research da Bloomberg New Energy Finance, Maria Gabriela da Rocha Oliveira, e da especialista chefe em energia do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Sylvia Virginia Larrea.
Um dos destaques da primeira edição do Solar Summit será o painel de casos práticos: estão programadas apresentações da Usina Tauá (MPX Energia), do Projeto Megawatt Solar (Eletrosul), dos Estádios Solares (Coelba e Light Esco), do atendimento a regiões isoladas (Eletrobras), e da geração híbrida solar-eólica na Ilha de Araras, no Pará (Celpa).
A primeira edição do Solar Summit é uma iniciativa da IBC e do Jornal da Energia, com o patrocínio da CPFL Serviços e apoio de várias entidades setoriais. As informações estão no site www.informagroup.com.br/solarsummit e na Central de Atendimento, pelo telefone 11-3017-6808 .
AGENDA:
1ª. edição do Solar Summit
Dias 17 e 18 de outubro de 2012.
Local: Staybrigde Suites – Rua Bandeira Paulista, 555 – São Paulo – SP
Organização: IBC e Jornal da Energia