terça-feira, 31 de julho de 2012
Serviço Florestal apoia produtores de sementes para Mata Atlântica
Foto: Ronaldo Kotscho
Curso que ocorre toda esta semana marca início de apoio para produtores que venceram chamadas de projetos do FNDF
O Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF), gerido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), promove durante esta semana, dos dias 30/07 a 03/08, a primeira atividade de apoio aos coletores de sementes de espécies da Mata Atlântica no Nordeste que tiveram seus projetos selecionados nas chamadas públicas do Fundo.
Eles vão receber uma capacitação sobre coleta e produção de sementes que visa enriquecer e ampliar seu conhecimento sobre essa atividade e que deve trazer novas oportunidades de negócios aos produtores. Ao apoiá-los, o SFB busca fortalecer a restauração florestal do bioma
A disponibilidade de sementes – e também de mudas – em condições e quantidade adequadas é um dos desafios ligados à recuperação da Mata Atlântica. Restam menos de 10% do bioma em fragmentos bem conservados acima de 100 hectares, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Por sua riqueza biológica, a Mata Atlântica é considerada um dos 34 hotspots mundiais – áreas mais importantes para preservar a biodiversidade do planeta.
“A coleta de sementes florestais de qualidade é uma atividade complexa que exige tanto planejamento quanto conhecimento biológico, por isso a importância de ações que apóiem e fortaleçam as comunidades e demais produtores neste processo”, afirma a analista ambiental da Base Avançada do SFB em Teixeira de Freitas (BA), Natália Coelho.
Aulas
O curso é composto de aulas práticas e teóricas e irá abordar legislação, seleção e marcação de árvores matrizes, fatores que afetam a produção de sementes, patologias de sementes, técnicas e equipamentos para colheita e comercialização, entre outros. A pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Fátima Piña-Rodrigues, que é uma das maiores especialistas no tema, está entre as instrutoras do curso.
Esta é a primeira etapa do apoio do FNDF para os coletores de sementes. A próxima fase consiste na visita a cada um dos beneficiários para conhecer suas instalações e práticas de produção e de comercialização, para que a assistência técnica seja prestada de acordo com a necessidade de cada um. Também está previsto um intercâmbio entre os beneficiários.
A capacitação é voltada a integrantes da Cooperativa de Reflorestadores de Mata Atlântica do Extremo Sul da Bahia, de Porto Seguro (BA); da Associação de Produtores Orgânicos da APA Itacaré/Serra Grande, de Itacaré (BA); do Viveiro Campos, de João Pessoa (PB); da Associação dos Pequenos Produtores da Agrovila Panorama, de Medeiros Neto (BA), e da Associação Grupo Bicho do Mato, de Ibicoara (BA).
Serviço
Curso de capacitação em colheita e produção de sementes de espécies florestais nativas da Mata Atlântica da região Nordeste
Data: segunda a sexta-feira, dias 30/07 a 03/08
Horário: 8h às 17h
Local: Estação Experimental Ecológica do Pau Brasil/Ceplac – BR-367, entre Eunápolis (BA) e Porto Seguro (BA)