terça-feira, 10 de julho de 2012
ANA, ABC e OTCA lançam Projeto Amazonas
Autoridades da Agência Nacional de Águas (ANA), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) lançaram o Projeto Amazonas, em solenidade realizada hoje (6) na sede da ANA, em Brasília. O evento contou com a presença do ministro e diretor da ABC, Marcos Farani, do ministro-chefe da Divisão da América Meridional II do Ministério das Relações Exteriores, Clemente de Baena Soares e do secretário-geral da OTCA, Robby Ramlakam, recepcionados pelos diretores da ANA Vicente Andreu, Paulo Varella e Dalvino Troccoli e equipe técnica.
O Projeto Amazonas, cujo objetivo é fortalecer as agências internacionais de água, será executado pela OTCA a partir do intercâmbio de informações sobre os recursos hídricos da Bacia Amazônica, sob implementação da ANA e da ABC. “Ter a ANA como o ponto focal dessa cooperação significa um grande passo, marca o início de um grande projeto”, afirmou o ministro Marcos Farani.
No âmbito do projeto também estão previstas ações de capacitação e treinamento em técnicas de medição de vazão, qualidade das águas, sedimentologia, gestão de recursos hídricos, direito das águas, fenômenos hidrológicos extremos, entre outros temas, além da estruturação de uma rede de monitoramento hidrometeorológico nos países sul-americanos membros (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela).
Para o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, não é mais cabível, em pleno século XXI, ainda existirem limites geográficos para temas fundamentais como a água. “Esse projeto nos leva à reflexão de que a gestão das águas não é um desafio isolado, mas sim um integrador geográfico”, defendeu Varella.
Com investimentos da ordem de R$ 2 milhões e término previsto para 2014, o projeto está inserido na cooperação entre as três instituições e tem como objetivo principal Para este ano a ANA empenha R$ 500 mil.
A Bacia Amazônica
A Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas é a responsável pela maior rede hidrográfica existente. Ocupa uma área de mais de 6 milhões de Km2, tendo como rio principal o Amazonas, que nasce nos Andes Peruanos e desagua no Oceano Atlântico (na Região Norte do Brasil). A bacia perpassa os continentes e se estende por 63% do território brasileiro, 17% do peruano, 11% do boliviano, 5,8% do colombiano, 2,2% do equatoriano, 0,7% do venezuelano e 0,2% do guianês.
Texto:Ascom/ANA