quinta-feira, 12 de julho de 2012
Estúdios da Record no Rio recebem certificação internacional de sustentabilidade
Projeto idealizado pelo arquiteto Edo Rocha para núcleo de teledramaturgia da emissora conquista menção ouro do LEED
A Rede Record e o escritório Edo Rocha Espaços Corporativos têm motivo para comemorar. O projeto que abriga núcleo de teledramaturgia da emissora no Rio de Janeiro, conhecido como RecNov e considerado um dos maiores estúdios de novelas da América Latina, com aproximadamente 260 mil m², acaba de conquistar a certificação Ouro do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), na categoria Novas Construções.
A certificação LEED, que é a principal referência internacional em sustentabilidade na construção civil, reconheceu um projeto que foi concebido sobre três bases: sistemas operacionais mais eficientes, ambientes de trabalho funcionais e acolhedores, sem perder de vista a plena integração ao meio ambiente. Para garantir a redução do consumo de água, por exemplo, todos os efluentes de esgoto do RecNov, por exemplo, são tratados, por meio de jardins filtrantes, e depois a água segue para reuso em irrigação, vasos sanitários e depósito de prevenção de incêndio. Os artistas foram beneficiados com a adoção de camarins com proteção térmica e acústica. Os estúdios possuem ainda “estacionamentos” de cenários, facilitando o fluxo de pessoas e de equipamentos.
Edo Rocha já recebeu outras três certificações LEED: WT Nações Unidas 1 e 2, prata, na categoria Core & Shell, em outubro 2009; o projeto do Banco Votorantim, ouro, na categoria Interiores, em dezembro 2011, quando também levou a menção prata pelo WT Águas Claras, na categoria Core & Shell. Isso sem contar o Prêmio GBC Brasil Ouro, conquistado em julho de 2010. O escritório ainda aguarda a certificação de mais oito projetos que estão sendo auditados pela GBC e também receberão o selo LEED, totalizando cerca de 700 mil m² de área construída.
O Green Building Council Brasil, criado em março de 2007, é uma organização não governamental que surgiu nos Estados Unidos para auxiliar e estimular o desenvolvimento da indústria da construção sustentável, instigando a adoção de práticas de Green Building em processos integrados de concepção, construção e operação de edificações.