sexta-feira, 11 de maio de 2012
São Sebastião (SP) terá 1º mutirão de coleta do lixo eletrônico
Durante a semana de 14 a 18 de maio serão realizadas diversas ações de conscientização em sete escolas da região sobre o descarte correto dos aparelhos eletroeletrônicos
São Sebastião, 11 de maio de 2012 – O Instituto Verdescola, o Instituto Claro e a empresa Descarte Certo realizarão de 14 a 18 de maio o primeiro Mutirão do Lixo Eletrônico em sete escolas da região da Vila Sahy, em São Sebastião (SP). A iniciativa visa incentivar a população local a descartar corretamente eletroeletrônicos, evitando a contaminação do solo, das águas e danos para o meio ambiente e para a saúde humana.
Em uma semana, o movimento prevê palestras, apresentações teatrais e demonstrações de como destinar para a reciclagem os eletroeletrônicos obsoletos, além da coleta desses materiais. Cerca de três mil estudantes, com idades de 6 a 14 anos, estarão envolvidos nessa ação. Entre as escolas participantes estão instituições dos bairros de Juquehy, Boiçucanga, Cambury, Barra do Una e Barra do Sahy.
Para orientar os alunos e estimular a conscientização do descarte correto de equipamentos eletrônicos, o Instituto Claro em parceria com o Instituto Verdescola, produziram cartilhas que serão distribuídas gratuitamente em todas as escolas. Também será exibido aos estudantes um vídeo mostrando como é feita a logística reversa e a desmontagem desses equipamentos e, para os alunos menores, de 6 a 10 anos, serão feitas apresentações teatrais de 30 minutos mostrando de forma lúdica a importância de não descartar o lixo eletrônico no lixo comum.
Especificamente no dia 17 de maio, as escolas envolvidas irão recolher os equipamentos inutilizados, como celulares e baterias antigas, eletrodomésticos e eletroeletrônicos em geral. Esse espaço para descarte também será aberto a cerca de cinco mil pessoas que moram na região.
O processo de coleta, manejo de resíduos e reciclagem ficarão a cargo da empresa Descarte Certo. Os materiais passam por um processo de desmontagem, chamado Manufatura Reversa e os materiais retirados vão para a reciclagem. Inicialmente, são reaproveitados todos aqueles que possam retornar ao processo produtivo, reduzindo a necessidade de se extrair mais elementos da natureza. Esse processo traz benefícios na equação ambiental. O que não pode ser reaproveitado é descartado com segurança, em lugares próprios, preparados e autorizados para tal, evitando a contaminação.
O Instituto Claro Claro irá colaborar com materiais educativos. Já o Instituto Verdescola viabilizou a realização do mutirão com o apoio da Secretaria de Educação do Município de São Sebastião por meio das escolas participantes.
Abaixo os endereços de todas as escolas que participarão do 1º Mutirão do lixo eletrônico de São Sebastião:
- Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus
Avenida Tavares, 301 - Barra do Sahy
- Escola Municipal Profª Sebastiana Costa Bittencourt
Rua Valinhos, 136 - Barra do Una
- Escola Municipal Professora Nair Ribeiro
Rua Maria Madalena Faustino, 870 – Juquehy
- Escola Estadual Plínio Gonçalves de Oliveira Santos
Rua Pedro Esboriol, 620 - Juquehy
- Escola Municipal Luiz Monteiro
Rua Estrada do Cascalho, 1409 - Boiçucanga
- Escola Municipal de Cambury
Rua Olimpio Faustino, 155 - Cambury
- Verdescola na Vila Sahy
Rua Manoel Neto, 12 - Vila Sahy