Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 12 de março de 2012

CHAPADA DOS VEADEIROS LANÇA VÍDEO DO PATO MERGULHÃO

por Rodrigo Rueda

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em parceria com a empresa Serra da Mesa Transmissora de Energia (SMTE), concessionária da linha de transmissão que sai da Hidroelétrica de Serra da Mesa e que passa próximo ao parque, desenvolveram um vídeo sobre o Pato Mergulhão (Mergus octosetaceus) que ficará em exibição permanente no Centro de Visitantes do parque.

A ideia é contribuir na oferta de informações disponíveis aos visitantes sobre a unidade de conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e principalmente sobre a conservação da espécie que está criticamente em perigo. De acordo com o Termo de Reciprocidade que será firmado entre o ICMBio e a empresa de energia, está prevista a doação de uma TV e DVD para a exibição do vídeo.

Pato Mergulhão

É uma das aves mais ameaçadas de extinção em toda a região neotropical, sendo a única representante da Tribo Mergini no Hemisfério Sul. Sedentário, altamente territorial e monogâmico, ocorria em baixíssimas densidades em rios límpidos e encachoeirados, cercados por florestas e até 1.300 m de altitude. No período reprodutivo, o topete da fêmea é menor. As vocalizações diferem entre os sexos e os indivíduos respondem à imitação do seu canto. Essas aves ocupam grandes territórios lineares nos rios, com média, de 10 km de comprimento.

É uma espécie tímida e arredia, afastando-se ao menor sinal de perturbação. Vive aos casais ou em pequenos grupos familiares. A reprodução ocorre entre junho e outubro. Nidifica em ocos de árvores. A fêmea coloca até 8 ovos de coloração branco-sujo, que são incubados por ela. Os filhotes, nidífugos, são cuidados pelos pais por cerca de 6 meses. É o único representante da Tribo Mergini em que o macho auxilia no cuidado com os filhotes. Alimenta-se de peixes. Os filhotes consomem pequenos invertebrados, coletados à flor da água. Nas horas mais quentes, costuma dormir sobre as pedras, no meio do rio. É uma espécie exigente com relação à qualidade de seu habitat. Necessita de águas límpidas e não tolera bem a presença humana. (MACHADO et al., 2008)

Em 2006 foi lançado o Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação do Pato Mergulhão. O plano conta com uma série de ações de conservação recomendadas, como a recuperação de habitats degradados, monitoramento de sítios chave com detalhes sobre o número de aves, reprodução, qualidade da água e características do habitat, dentre outras ações. Para saber mais sobre o PAN para Conservação do Pato Mergulhão, clique aqui.
ICMBio
Confira abaixo, o vídeo sobre o Pato Mergulhão.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=gTV_xIdB4r4#!