terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
GRIFE GAUCHA ADOTA A SUSTENTABILIDADE
A grife gaúcha se destaca pelas suas peças ricas em detalhes e ações que incentivam a consciência ecológica
A Lika encanta as mulheres com seus toques originais, detalhes artesanais e modelos diferenciados há 25 anos. As criações da designer gaúcha Clarice G. Bertholdi vão além do simples “vestir”. Para fazer com que as mulheres se sintam ainda mais lindas e especiais, a grife prima pela excelência e investe na qualidade de seus produtos.
Mas não é só na moda que a Lika inova. Ações de incentivo à consciência ecológica fazem parte do dia a dia da marca. Para a empresa, a preocupação com o meio ambiente está relacionada à qualidade de vida e o bem-estar das futuras gerações. Por isso, entende que o desenvolvimento sustentável é uma responsabilidade coletiva.
Foi com isso em mente que a grife instituiu o Programa Lika EcoSocial. O projeto foi desenvolvido em cima de três pilares: Redução de Resíduos, Consciência Ambiental e Envolvimento Social. Saiba mais sobre essas iniciativas:
Gerenciamento de Resíduos
Com a ajuda de consultores ambientais, a Lika desenvolveu um cuidadoso plano de gerenciamento, coleta, monitoramento e destinação do lixo que produz. Um manual de coordenadas serve como orientador de todo o processo, para garantir a separação e destinação correta de materiais como papel, tecido, plástico, latas de aerossol, material de escritório e resíduo orgânico. A classificação dos resíduos é feita no local onde são gerados para evitar a mistura dos materiais, o que permite que sejam reutilizados ou reciclados caso seja possível.
Nada se Perde, Tudo se Transforma
Preocupada com a quantidade de matéria prima jogada fora, a Lika decidiu catalogar todo material descartado pela fábrica e estudar formas de como ele poderia ser reutilizado de maneira criativa. Esse processo de recriação gerou novas matérias primas que foram incluídas em diversas peças da coleção da grife, que agregaram valor artesanal aos produtos. O próximo passo é a criação de materiais como brindes e etiquetas ecológicas com esse mesmo princípio.
Projeto Minha Árvore
Com o objetivo de compensar os emissores atmosféricos e contribuir com o reflorestamento, a Lika estabeleceu o Projeto Minha Árvore. Funciona da seguinte maneira: cada novo colaborador contratado pela Lika, em sua primeira semana de trabalho, recebe uma muda e é convidado a plantá-la em um local pré-destinado. Essa planta recebe o nome do colaborador e é monitorada para garantir o seu crescimento saudável. O objetivo dessa ação é de incutir em todos a importância da preservação do meio ambiente.
Ponto Verde
A comunidade local também se beneficia com as ações sustentáveis da Lika. A empresa adequou a fábrica para ser um ponto de coleta de materiais de difícil destinação e que possui alto teor de poluição, como pilhas, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha e garrafa pet. Todo material recolhido tem a sua destinação correta e, portanto, não contaminam o meio ambiente nem representam riscos à saúde. Para propagar a iniciativa, serão realizados treinamentos internos sobre educação ambiental e será dado início a uma campanha de conscientização externa para envolver a comunidade.
Projeto Habilitar é Crescer
A Lika acredita que, como empresa, tem de contribuir para o desenvolvimento da sociedade de todas as formas possíveis. Por esse motivo, constituiu parcerias com entidades sociais que desenvolvem trabalhos de inclusão e geração de renda através do artesanato. A empresa fornece a matéria prima e os voluntários, que incluem os próprios funcionários da fábrica, ministram aulas em datas pré-estabelecidas para instruir na criação de novos produtos. Essa iniciativa dá aos participantes a chance de adquirir uma nova habilidade, que pode lhes gerar uma renda maior e, consequentemente, aumentar a sua qualidade de vida.
Fonte:.Brandpress