Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

UMA RESERVA E MUITAS EXPEDIÇÕES NA AMAZÔNIA


“As Amazônias da Cazumbá” foi o nome dado à expedição vídeo-fotográfica realizada dias atrás na Reserva Extrativista (Resex) Cazumbá-Iracema, em Sena Madureira, no Acre. O evento abriu a série de atividades programadas para 2012 em comemoração aos dez anos de criação da unidade de conservação (UC).

A expedição teve o apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) e buscou retratar a realidade sociocultural e as belezas naturais da Resex, que guarda várias fisionomias da Amazônia. Daí o nome da expedição.

O registro das imagens foi feito por parceiros da UC como o vídeo-maker Ricardo Braun e os fotógrafos Rubens Matsushita, Aurelice Vasconcelos e Luciano Malanski, além de comunitários da reserva.

A ação também marcou o início das expedições oficiais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com o objetivo de registrar imagens e sons nas UCs federais, visando compor o Banco Multimídia da Biodiversidade (SisMídia).

Além dos expedicionários Rubens Matsushita e Luciano Malanski, também fazem parte da equipe de fotógrafos do SisMídia os analistas ambientais Leonardo Milano e Nelson Yoneda e os fotógrafos profissionais (freelancers) Marcos Amend e João Paulo Cunha.

Durante a expedição, que durou 20 dias ao longo do rio Caeté, foram registradas as comunidades e ambientes dentro da reserva, a realidade local e a convivência com os moradores. Os expedicionários conheceram algumas regiões como o Núcleo do Cazumbá, o Alto Rio Caeté, os Lagos do Rio Caeté e o Igarapé Maloca.

Tiveram ainda a oportunidade de acompanhar a coleta de castanha, de copaíba, de seringa, a confecção de artesanato de borracha e a produção de seringa. A aventura contou também com viagens de canoa e os desafios de dormir na mata, com lama, chuva, sol e mosquitos.

As imagens captadas durante a expedição farão parte de uma exposição fotográfica em comemoração aos dez anos da UC.

Comunicação ICMBio