Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

ESCOLA VERDE NO RJ TEM NOVO FORMATO

O projeto de educação ambiental Escola Verde terá um novo formato em 2012. A parceria entre a Bayer, Unigranrio (Universidade do Grande Rio) e secretarias municipais de Belford Roxo e Duque de Caxias permitirá uma interação maior dos professores da rede pública de ensino, que serão co-autores na elaboração do conteúdo pedagógico. O novo formato é resultado de um ano de planejamento realizado entre as equipes da Bayer e Unigranrio.

Desde 2006, o Escola Verde tem contribuído para a disseminação de boas práticas ambientais, como reciclagem e uso racional dos recursos naturais, nos lares de alunos e professores da rede pública

O Diretor Executivo do Parque Industrial da Bayer, Flavio Abreu, destaca que além do maior peso conferido ao conteúdo pedagógico, há um investimento na formação dos professores. “A parceria com a Unigranrio garante aos professores que participarem do projeto, o reconhecimento com certificados de extensão”.

Outra mudança do projeto é o intercâmbio e a troca de experiências entre os participantes. O coordenador do curso de Ciências Biológicas da Unigranrio e do projeto Escola Verde, Carlos Henrique de Freitas Burity, reitera o desejo de que o programa não seja unilateral e que todos participem de fato. “O projeto não é mais da Bayer, não é da Unigranrio e nem das Secretarias de Educação. Ele é de todos nós e da comunidade. É importante darmos esse passo para podermos crescer”, afirma.

O secretário municipal de educação de Belford Roxo, Hélio Porto, ressalta que as questões ambientais estão associadas ao processo de desenvolvimento da comunidade. “Podemos tornar este projeto um caso de sucesso da parceria público-privada, em que a rede pública de ensino incorpora um tema de suma importância para a vida humana ao processo de ensino e aprendizagem de crianças de uma periferia urbana chamada Belford Roxo”, avalia.

Em Duque de Caxias, a Secretaria Municipal de Educação colocou à disposição do projeto o assessoramento e acompanhamento técnico de sua equipe. “Todos nós somos atores. Quem estará ganhando muito com isso serão os nossos alunos. Nós estamos nas escolas, na sala de aula, e sabemos o quanto é difícil levar algo mais para nossos alunos“, lembra a diretora do departamento de programas e projetos educacionais, Martha Valéria de Andrade.

O novo formato do programa Escola Verde atenderá 134 professores e mais de 5.300 alunos de escolas públicas da região em 2012. As oficinas semanais acontecerão no Bayer Esporte Clube (BEC), em março, com conteúdos de educação, saúde e meio ambiente. O programa pedagógico é norteado por três eixos: Interdisciplinaridade, Sustentabilidade e Biodiversidade e Saúde e Sociedade. Nesta edição, foram escolhidos alguns temas de saúde pública como dengue, toxoplasmose e leptospirose.

O programa Escola Verde atendeu a 29 mil crianças desde 2006 e criou espaços como o viveiro de mudas com mais de cinco mil espécies da Mata Atlântica cultivadas por ano. Somente em 2010, foram atendidas 5.000 crianças, 150 professores, de 123 escolas da Baixada Fluminense.

O Projeto Escola Verde é uma iniciativa pactuada com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por sua 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Duque de Caxias, para os anos de 2011 e 2012.

Fonte:Brandpress