Estão abertas as inscrições para o curso a distância em Gestão de Equipamentos Públicos, que é destinado a capacitar gestores públicos locais e representantes das comunidades beneficiadas pelas Praças dos Esportes e da Cultura. O curso foi desenvolvido em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV Online) e disponibilizará duas vagas para gestores públicos por município e outras duas para representantes da comunidade por praça. Essa é uma importante etapa no processo da efetivação de parcerias públicas e privadas para auxiliar na gestão permanente desses locais.
O curso será dividido em três módulos: Gestão Compartilhada e Matricial; Gestão de Equipamentos Públicos; e Captação de Recursos e Parcerias. Tudo será feito via internet. Cada módulo será desenvolvido a partir dos estudos de três casos apresentados aos participantes e todos os usuários da rede poderão ter acesso ao material didático de apoio, sendo que, as salas de discussões e atividades específicas estarão disponíveis apenas aos inscritos. O trabalho de conclusão consiste na apresentação de uma revisão do Plano de Gestão inicialmente preenchido e, após avaliação, os melhores serão apresentados na segunda fase dos Seminários Regionais, que acontece no segundo semestre de 2012.
As inscrições estão abertas até a próxima quarta-feira (29) e os interessados deverão encaminhar um ofício digitalizado para o e-mail eadpracas@cultura.gov.br, contendo: e-mail, telefone, e assinatura do coordenador da Unidade Gestora Local (UGL), nome completo, CPF, e-mail e telefone dos gestores e participantes da comunidade.
Para participar, o município contemplado precisa ter o Plano de Gestão preenchido e UGL formalizada junto à Caixa Econômica Federal (CEF). Os participantes deverão ter o ensino médio, mesmo que incompleto; os gestores deverão, preferencialmente, ser funcionários efetivos e pertencer ao setor que atuará na Praça; e os representantes deverão ser indicados pela própria comunidade, junto ao endereço do local.
Etapas
Após o preenchimento do Plano de Gestão por cada município envolvido no programa, foram realizados, ao longo de todo segundo semestre de 2011, seminários regionais para avaliação individual dos planos. Ao longo desses encontros, os gestores receberam um parecer relatando os pontos positivos e negativos e destacando o que poderia ser melhorado em cada praça. Além disso, todos os participantes foram estimulados a pensar uma gestão sustentável e participativa (com a comunidade) para a futura praça a ser instalada.
Para a Gerente de Projeto de Gestão e Mobilização Social da Diretoria de Infraestrutura Cultural da Secretaria Executiva/MinC, Silvana Tamiazi, o curso reforça a proposta de parceria capacitando os gestores públicos para o manuseio de um equipamento público, pensando na estrutura a ser montada, nos recursos a serem alocados, na visão de uma gestão compartilhada com a participação efetiva da comunidade, e nas formas e métodos de elaboração de projetos que busquem parcerias nas áreas públicas e privadas.
Para mais informações: gestaopracas@cultura.gov.br
Fonte: Ministério da Cultura