Na sexta-feira, dia 26, surgiram três focos de incêndio praticamente de forma concomitante e em pontos opostos que estavam localizados na portaria da Bocaina, no Alto do Palácio e na Serra da Lagoa Dourada.
Enquanto a brigada extinguia os incêndios na Bocaina e no Alto Palácio, o fogo na Serra da Lagoa Dourada, área da APA Morro da Pedreira, se propagou para dentro do Parque. Os trabalhos de combate continuam e a previsão é que seja extinto ainda hoje, dia 31.
Participam da operação 78 pessoas, sendo 69 no combate direto em campo. São utilizadas duas aeronaves com priorização do lançamento de água e deslocamento da equipe, pois os locais são de difícil acesso. Além de 13 veículos, entre eles um Rodofogo do Instituto Chico Mendes e um Auto Bomba do Corpo de Bombeiros.
A equipe do Parque e da APA trabalham de forma integrada e está mobilizada nesta operação. O Parque está fechado à visitação sem previsão de abertura por motivos de segurança. No local além do próprio fogo há muita fumaça e movimentação de veículos e aeronaves. Não existe até o momento uma estimativa da área total queimada.
Em virtude desses episódios o Parque está fechado à visitação turística. O prazo para reabertura ainda não foi comunicado pela chefia da Unidade de Conservação. Mais informações sobre a reabertura estaremos divugando no portal do ICMBio.
Ascom/ICMBio
Visite o nosso site www.vidabuena.com.br e o nosso Titter @vidabuenasite