Introduzir produtos sustentáveis no catálogo de compras de toda a administração pública. Com esse objetivo, a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) realiza, nesta quinta (15), no Hotel Deville, em Itapuã, o segundo Workshop de Compras Públicas Sustentáveis, para apresentar alternativas de produtos e debater as mudanças em estudo no âmbito da administração estadual.
O evento tem a participação de 80 servidores de compras da administração direta e indireta e terá palestrantes dos governos federal e do Estado de São Paulo, para falar de experiências semelhantes também em curso em outros estados.
Pelo último relatório de fornecedores cadastrados, a Saeb conta com 4.720 fornecedores ativos, aptos a participar de editais de licitação.
Segundo o secretário da Administração, Manoel Vitório, é papel do Estado motivar o mercado a investir em alternativas sustentáveis, uma vez que o volume de compras na administração estadual tem grande impacto na economia. De acordo com o governo federal, as compras públicas de todas as esferas de governo respondem em média por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
O programa de Compras Públicas Sustentáveis foi criado pela Saeb em março de 2010, quando a secretaria assinou a contratação de uma consultoria internacional para introduzir, junto a compradores e fornecedores, o conceito de sustentabilidade nas aquisições do Estado. A instituição contratada identifica e propõe alternativas para o catálogo de compras do governo estadual.