sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Serviço Florestal contrata serviços para fortalecer manejo na Amazônia
Licitações públicas estão abertas e vão selecionar instituições que prestem serviço na área de gestão de negócios florestais para comunidades e capacitação para técnicos e extensionistas
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) realizará nos dias 28 e 30 de novembro duas licitações públicas na modalidade pregão eletrônico para contratar serviços ligados ao manejo florestal na Amazônia, nas áreas de gestão de negócios florestais e de fortalecimento de recursos humanos.
Com as contratações, o SFB atenderá assentados da reforma agrária e comunidades extrativistas, além de técnicos e extensionistas que tiveram projetos aprovados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF), gerido pelo SFB.
Extrativistas
O pregão que ocorre no dia 28/11 visa selecionar instituição especializada para prover a elaboração e implementação de plano de negócios participativo, 1.680 horas de assistência técnica em gestão financeira, estratégica e de marketing, além de 144 horas de capacitação. O contrato terá vigência de 18 meses.
Com esta contratação, serão beneficiados agricultores familiares de assentamento e comunidades tradicionais de unidades de conservação nos municípios de Anapu, Itaituba e Santarém, todos situados no Pará.
Recursos humanos
Já o pregão marcado para o dia 30 está voltado à contratação de serviços de pessoa jurídica para capacitar técnicos e extensionistas de instituições de assistência técnica e extensão rural do Amazonas e do Pará. As atividades devem ser desenvolvidas nos municípios de Humaitá, Manaus, Tefé e Almerim, todos no Amazonas, e também em Altamira e Anapu, no Pará. O contrato terá duração de até 15 meses.
Ainda este ano, será lançado pregão eletrônico para a contratação de serviços voltados à capacitação de estudantes de escolas técnicas na Amazônia que também tiveram projetos aprovados pelo FNDF.
Sicaf
Para participar das licitações, é necessário ter cadastro no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), que funciona como registro de fornecedores do poder executivo federal.
Quem ainda fará seu cadastro deverá validá-lo em qualquer órgão do governo federal, inclusive no Serviço Florestal. Recomenda-se que os interessados realizem essa etapa com antecedência a fim de estarem aptos a participar dos pregões eletrônicos. Veja mais aqui.
Para consultar os termos de referência para os pregões eletrônicos no site Comprasnet, vá em Acesso Livre, depois em Pregões, em seguida Agendados, na situação Aberto para proposta. A unidade de compra (UASG) é número 440094.