sábado, 1 de dezembro de 2012
Oscar da sustentabilidade é entregue a 11 empresas
Prêmio Empresário Herói reuniu mais de 300 pessoas na noite de ontem(29)
A Fiemg Regional Vale do Paranaíba apresentou na noite de ontem (29/11), os 11 vencedores da 5ª edição do Prêmio Empresário Herói 2012. Em clima de festa de gala, os premiados foram chamados ao palco para a entrega do troféu que remete ao “oscar da sustentabilidade”, nome dado por Pedro Lacerda, presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba durante seu discurso.
A abertura oficial do evento foi feita pelo presidente do Comitê Regional de Cidadania Empresarial da Regional Fiemg Vale do Paranaíba, Décio Carmona, que externou sua alegria em participar de mais uma etapa do Prêmio Empresário Herói. “É um prazer ver a casa cheia e reconhecer por meio deste prêmio, grandes e pequenas empresas que fazem com que as coisas aconteçam de forma ordeira e sustentável”, destacou.
Antes de dar início à cerimônia de entrega da premiação, dividido nas categorias: Micro/Pequena, Média e Grande Empresa, Projeto Social, Projeto Ambiental, Projeto Cultural, Comunicação para Sustentabilidade, Inovação Tecnológica, Destaque Comércio e Destaque Serviços, Pedro Lacerda fez um discurso emocionado. “A premiação é entregue às pessoas visionárias que aliam a prática ao discurso. Vocês são empresários, são heróis. Como diz Charles Chaplim: o Reino de Deus está dentro do homem. Lutemos por um mundo novo. Enfim, lutemos pela sustentabilidade, pelo futuro das gerações. Acreditamos nas empresas que fazem deste, um mundo melhor”, afirmou.
Das mais de 20 empresas participantes e 47 projetos inscritos que seguem o parâmetro da sustentabilidade nos pilares econômico, social, ambiental e cultural, 11 receberam a premiação. A homenagem idealizada por Pedro Lacerda, em parceria com os sindicatos patronais da Indústria, o Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo e Alto Paranaíba (Cintap), o Eco Instituto, o Canal da Gente e a Revista Mercado, visa dar notoriedade aos empreendimentos que investem em sustentabilidade por meio da gestão, atuação no mercado regional e posicionamento institucional.
A Uberlândia Refrescos foi uma das vencedoras na categoria projeto Social. A empresa foi premiada pela quarta vez consecutiva e atribui o título a melhoria contínua do processo de gestão. “Vemos essa premiação como reconhecimento de nosso trabalho. Estamos no caminho certo”, disse Adão Silva Filho, gerente de asseguração da qualidade e meio ambiente na Uberlândia Refrescos.
Na categoria “Pequeno Porte – MPE” e “Sustentabilidade”, a empresa Efrem Telecom foi destaque. A proprietária Luciane Fátima Oliveira Alves disse que desde a fundação da Efrem, o foco foi buscar por aprendizado e crescer. “Se estamos a 14 anos no mercado foi porque fomos atrás de parceiros e entidades de classe representativas como a Fiemg e o Sebrae. Com elas aprendemos a trabalhar, passamos por treinamentos, aplicamos esse conhecimento e hoje estamos aqui, recebendo dois prêmios e sendo reconhecidos por nosso trabalho”, disse emocionada Luciana Fátima.
Outro agraciado na noite foi a Conel Construtora Ltda. Além do troféu na categoria Industrial do Ano, o proprietário Sérgio Tannus foi homenageado pela família por meio de um vídeo. Na ocasião, ele agradeceu a Fiemg pelo reconhecimento da empresa no setor da construção civil e compartilhou a vitória com a família, colaboradores, clientes e parceiros. “Essa homenagem advém de esforço coletivo. Agradeço todos que me acompanharam ao logo de minha carreira como empresário, seja na prosperidade e seja nas adversidades e ao companheirismo de Pedro Lacerda. Compartilho essa honraria com meus colaboradores”, disse Tannus.
O deputado federal Gilmar Machado (PT/MG), prefeito eleito de Uberlândia, e seu vice, Paulo Vitiello e outros políticos, também prestigiaram a solenidade, além de representantes das entidades de classe, empresários, imprensa, autoridades e componentes da banca julgadora, dirigentes das empresas e instituições.
Depois de saudar os presentes, Gilmar Machado fez questão de dizer que é muito importante as empresas se colocarem à disposição para servir. “Que todos coloquem a criatividade a disposição de outros. Parabéns a Fiemg por dar o exemplo e premiar quem merece. A partir de janeiro também daremos nosso exemplo, trabalharemos por Uberlândia e região e por que não dizer junto com o Vale do Paranaíba”, destacou Gilmar.
Depois da entrega dos troféus, mais de 300 convidados participaram de um coquetel e se confraternizaram ao som de Edson Denizard & Banda.
PREMIAÇÕES
Projeto social: Supere
Projeto ambiental: Algar Tecnologia
Projeto cultural: Calu
Projeto inovação tecnológica: Iso olhos
Projeto comunicação para sustentabilidade: João de Barro – Materiais de construção
Destaque comércio e serviços: João de Barro – Materiais de construção
Destaque serviços: Algar Tecnologia
Categoria de porte micro e pequena empresa: Efrem Telecom
Categoria média empresa: Super Tejotao Smart
Categoria grande empresa: Uberlândia Refrescos
Premiação Industrial do ano: Sérgio Henrique Feres Tannús, diretor presidente da empresa Conel Construtora