quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
Cidade de São Paulo ganha Guia de Aves
A publicação reúne 97 espécies de aves migratórias, endêmicas e até mesmo ameaçadas de extinção com fotos, identificação de nome popular e científico e tamanho. Além disso, o guia traz informações sobre habitat, comportamento, período, alimentação e um mapa do município apontando os parques onde há maior frequência dessas aves. As aves foram avistadas em 63 parques municipais localizados em todas as regiões da cidade.
Dentre algumas espécies identificadas estão os biguás, bentevis, pica-paus, garças, sabiás, gaviões, caracarás, papagaios, periquitos, tucanos de bico verde, martim pescador, etc.
Durante o evento técnicos da Divisão de Fauna farão uma apresentação sobre o guia demonstrando o uso da publicação para a prática de observação de aves nos parques e em outras áreas verdes da cidade. Também será exibido o vídeo “Voando com as Aves da Cidade” com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a avifauna da cidade, desenvolver habilidades para observação de aves através da prática e incorporar atitudes de observação da natureza, além de formar multiplicadores estimulados para preservação da biodiversidade.
A prática de observação de aves (birdwatching) é uma atividade popular em outros países, e estimula os cidadãos a caminhadas contemplativas pelos parques e áreas verdes. Além disso, tem se revelado um excelente instrumento na defesa do meio ambiente.
Ao visitar os parques alguns procedimentos são importantes para obter maior sucesso em observar as aves: praticar no inicio do dia ou final de tarde, utilizar vestimenta com cores discretas, como marrom, bege ou verde e portar binóculo.
A Divisão de Fauna promove desde 2001 a Semana Voando com as Aves da Cidade, onde são ministrados Cursos de Observação de Aves para iniciantes e educadores, contendo aulas teóricas, práticas e palestras com renomados ornitólogos. Nos últimos anos, além das atividades relacionadas ao Dia das Aves, a Divisão publicou o Guia das Aves do Parque Ibirapuera, o Livro sobre Fauna Silvestre da cidade de São Paulo e o Inventariamento Faunístico que em 2010 registrou 700 espécies distribuídas em três grupos de invertebrados e cinco grupos de vertebrados.
Fonte: Sec.Meio Ambiente da prefeitura de SP