Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

TAPAJÓS-ARAPIUNS ELABORA ESTRATÉGIA PARA EXPLORAÇÃO DE PRODUTOS NÃO MADEIREIROS

A equipe da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, unidade de conservação (UC) federal gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no estado do Pará, iniciou a elaboração do plano de manejo para exploração de produtos não madeireiros. Para este ano, está prevista na unidade de conservação, a elaboração de três projetos de Manejo Florestais, com objetivo de organizar a exploração e comercialização dos óleos de andiroba e copaíba em algumas comunidades.

Segundo o chefe da UC, Maurício Santamaria, as iniciativas de produção dos óleos de andiroba e copaíba já existem na unidade. “No entanto, acontecem de forma desordenada, sem qualquer espécie de padrão de qualidade ou algo parecido, fazendo com que os óleos não tenham padronização nem constância de fornecimento, dificultando o acesso no mercado nacional e internacional”, declarou. Ele afirmou também que é comum encontrar óleos vegetais da unidade abastecendo os mercados locais de Santarém. Segundo levantamentos recentes, a capacidade de produção de algumas comunidades da UC, somadas, ultrapassam 300 quilos de óleo de andiroba por mês.

Além dos planos de manejo para a exploração de produtos não madeireiros, os principais projetos a serem entregues pelas consultorias, elaborados pelas próprias comunidades, assistidas e orientadas pelos técnicos, são: capacitação dos comunitários em gestão do negocio; apoio a comercialização do produto e capacitação em métodos de coleta, acondicionamento, transporte, armazenamento, padronização e embalagem dos óleos