terça-feira, 18 de junho de 2013
Evento em SP discute viabilidade do Biogás no país e apresenta casos práticos em vários setores
A quarta edição do Biogas Brazil Congress trará a SP experiências com produção do biometano a partir de resíduos de lixo urbano e dejetos da indústria agro alimentar
Discutir o potencial e viabilidade das plantas de Biogás no Brasil, com a apresentação de casos práticos, é a proposta da quarta edição do Biogas Brazil Congress, que a IBC vai promover em São Paulo nos dias 24 e 25 de julho. Participam do encontro representantes da Secretaria de Energia de SP, Abrelpe, Petrobras, Eletrobras, Itaipu Binacional, Sulgás, Ecocitrus, Naturovos, CTC e Caixa Econômica Federal, entre outros.
Estão programados debates sobre o papel do Biogás como fonte de energia estratégica, sua representatividade na matriz energética, os arranjos técnicos, acadêmicos, industriais e as parcerias necessárias para o desenvolvimento do mercado de biogás no país, e a viabilidade dos projetos de biogás de menor escala. Também será apresentada a visão dos investidores sobre a atratividade dos projetos de biogás.
A parte da tarde do primeiro dia reunirá experiências bem-sucedidas do Brasil e do exterior, para mostrar aos participantes as tecnologias disponíveis e as oportunidades que o biogás pode trazer para empresas agro-alimentares, pecuaristas e até para Municípios. O Biogas Brazil Congress abrirá espaço para que sejam discutidas as perspectivas de curto e médio prazo para que a Nova Política de Resíduos Sólidos impulsione o aproveitamento energético do lixo urbano.
O segundo dia concentrará os casos práticos, discutindo fatores de sucesso, aprendizados e desafios na produção de biogás em aterros sanitários (Panorama Energético); na biodigestão de dejetos de aves poedeiras para geração e recuperação de Biogás, Biometano, Gás Carbônico, Energia Elétrica e Térmica, Biofertilizante e Composto Orgânico (Projeto Ecocitrus/Naturovos/Sulgás); no aproveitamento de dejetos suínos para geração de energia (Projeto Alto Uruguai); na geração de biometano a partir de águas residuais e vinhaça (CTC).
Entre os palestrantes, destacam-se o subsecretário de energias renováveis do Estado de SP, Milton Flávio Lautenschlager, o superintendente de energias renováveis da Itaipu Binacional, Cícero Bley, que representa o país no grupo de biogás da Agência Internacional de Energia, o superintendente nacional de saneamento e infraestrutura da Caixa, Adailton Ferreira Trindade, o diretor do Panorama Energético e membro do comitê de energias renováveis da Petrobras, Fábio Viana de Abreu, o coordenador de novos negócios da Sulgás, Guilherme Cabral, o gerente de projetos da Ecocitrus, Albari Pedroso, o consultor técnico da Naturovos, Fábio Koch, e o secretário executivo do Projeto Alto Uruguai, Sadi Baron.
Encerra a programação do quarto Biogas Brazil Congress um workshop conduzido pelo engenheiro eletricista Heleno Quevedo, mestre e doutorando em energia, que mostrará como avaliar aspectos técnicos para a produção de biometano a partir de cada tipo de substrato. A discussão envolverá também os gargalos que devem ser sanados em cada processo para tornar mais competitiva a produção de biogás no Brasil.
A quarta edição do Biogas Brazil Congress é uma iniciativa da IBC, com o patrocínio da Acqua Engenharia, BTS Biogas, Sysadvance e Dresser-Hand Guascor. As informações estão no site http://www.informagroup.com.br/biogas e na Central de Atendimento da IBC, pelo telefone 11-3017-6808 ou pelo email imprensa@ibcbrasil.com.br
AGENDA:
4º. Biogas Brazil Congress
Dias 24 e 25 de julho de 2013.
Local: Hotel Paulista Plaza, Alameda Santos, 85, São Paulo, SP
Horário: das 8h30 às 18h00
Organização: IBC, empresa do Informa Group
Informações: 11-3017-6808 ou imprensa@ibcbrasil.com.br
Site: http://www.informagroup.com.br/biogas