Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

ELETRODOMÉSTICOS SUSTENTÁVEIS

Do desenvolvimento de produtos que ofereçam economia de energia e alto índice de reciclabilidade ao uso responsável de recursos naturais no processo de produção, as ações da Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, permeiam o compromisso com a sustentabilidade. No ano passado, a empresa investiu cerca de R$ 9,7 milhões em projetos de melhoria ambiental, visando a eficiência energética, o uso sustentável de água e as reduções de resíduos, emissões de carbono e substâncias restritas. A companhia se baseia no conceito de Inovação Sustentável, que prevê o desenvolvimento continuo de processos e produtos mais sustentáveis. “Os consumidores brasileiros têm mostrado interesse em conhecer as ações socioambientais das empresas que produzem os produtos que estão no mercado. Mesmo não sendo o principal fator determinante na hora da compra, a postura das empresas frente à sociedade e ao meio ambiente tende a ser cada vez mais relevante para determinar as escolhas deles”, afirma Vanderlei Niehues, gerente geral de Sustentabilidade, EHS e Regulamentações da Whirlpool. Produção com menor impacto Nas unidades fabris, uma série de projetos visa a preservação de recursos e redução do impacto ambiental. No ano passado, a empresa reduziu em mais de 11 milhões de litros o consumo de água. Além disso, reduziu o envio de resíduos para aterros em 227 mil kg. A empresa tem como objetivo zerar a destinação de materiais que sobram do processo produtivo para aterros, o que já foi alcançado nas Unidades Manaus (AM) e Rio Claro (SP). Contudo, as ações da empresa vão além dos processos produtivos e passam pelo desenvolvimento de produtos que agreguem cada vez mais atributos sustentáveis. Produtos com atributos sustentáveis Para inovar no desenvolvimento de produtos com atributos sustentáveis, o destaque é o Design for Evironment (DfE), que avalia os impactos ambientais durante todo o ciclo de vida de um produto, desde a produção das matérias-primas até o descarte final. Desenvolvida pela Whirlpool, a ferramenta foi iniciada no país em 2010 e desde o ano passado está sendo integrada no desenvolvimento de todos os novos produtos. Com isso, todo projeto nasce com uma matriz de objetivos definidos para minimização de eficiência no consumo de água, reciclabilidade, entre outros. Na promoção da eficiência energética, mais de 90% do portfólio das marcas possui o selo Classe A do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Além de ofertar produtos com atributos de sustentabilidade, a empresa os entrega em embalagens de materiais recicláveis, como isopor, plástico e papelão, e com partes de fácil separação para facilitar o descarte. Na região da Grande São Paulo e Baixada Santista é mantido o Programa Brastemp Viva!, que recupera embalagens dos produtos vendidos pelo sistema de venda direta da Whirlpool. Números da Sustentabilidade na Whirlpool ü Em 2012, reduziu em 11 milhões de litros o consumo de água; ü Reduziu o envio de resíduos para aterros em 227 mil kg; ü Investiu cerca de R$ 9,7 milhões em projetos de melhoria ambiental; ü Mais de 90% do portfólio das marcas – Brastemp, Consul e KitchenAid - possui o selo Classe A do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).