quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Projeto brasileiro de conservação de água e solo recebe prêmio internacional
O Prêmio Internacional de Dubai para Boas Práticas já tem data para ser entregue: 6 de março. Neste dia, o projeto Conservador das Águas será um dos 12 trabalhos reconhecidos pela premiação oferecida pela Prefeitura de Dubai e pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). A iniciativa brasileira é resultado da parceria entre Agência Nacional de Águas (ANA), Prefeitura Municipal de Extrema (MG), The Nature Conservancy (TNC), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Governo do Estado de Minas Gerais.
O Conservador das Águas concorreu no Prêmio Internacional de Dubai para Boas Práticas com aproximadamente 400 projetos de todo o mundo, que foram analisados pelo Comitê Técnico do evento, o qual reduziu os finalistas para o número de 48. Destes, 12 trabalhos foram considerados vencedores, entre os quais o de Extrema. A solenidade de premiação acontecerá na maior cidade dos Emirados Árabes Unidos.
Desenvolvida em Extrema desde 2006, a iniciativa é pioneira no âmbito do Programa Produtor de Água (www.ana.gov.br/produagua), que foi concebido pela ANA em 2001 com o objetivo de revitalizar ambientalmente as bacias hidrográficas do País. De acordo com a metodologia do Produtor de Água, o resultado das ações implantadas em uma bacia pode ser verificado pela melhoria da qualidade e aumento da vazão e permanência de água ao longo do ano nos cursos d’água.
Outros prêmios
Em maio o Conservador das Águas foi vencedor do prêmio Greenvana Greenbest na categoria “Iniciativas Governamentais”, escolhido pela Academia Greenbest. Recentemente a iniciativa recebeu os prêmios Caixa Melhores Práticas em Gestão Local 2011/2012, Furnas Ouro Azul e Bom Exemplo 2011, da Fundação Dom Cabral.
Produtor de Água
O Produtor de Água tem por finalidade promover a recuperação ambiental da bacia, utilizando o pagamento por serviços ambientais como estratégia para incentivar a adoção das práticas de conservação de água e solo, como: cercamento de nascentes, plantio de matas ciliares, adequação de estradas rurais, construção de barraginhas (foto) e demais iniciativas que facilitem a infiltração de água a fim de evitar a erosão e o assoreamento de rios.
O Prêmio Internacional de Dubai para Boas Práticas
A premiação da Prefeitura de Dubai e pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) foi criada em 1995 com o apoio do Governo de Dubai e dos Emirados Árabes Unidos para apoiar o intercâmbio de boas práticas, conhecimentos e experiências em iniciativas sociais.
Texto:Ascom/ANA
Foto: Raylton Alves/Banco de Imagens ANA