sábado, 2 de fevereiro de 2013
PARQUE DE BRASÍLIA REABRE O CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Imagine ter um espaço aberto para você expor fotografias e vídeos sobre as suas impressões do Cerrado e do Parque Nacional de Brasília. Imaginou? Isso será possível graças a revitalização do Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília, que acontece amanhã, dia 01de fevereiro, na própria unidade de conservação.
O espaço será aberto abordando o Tema “O Cerrado e o Parque Nacional de Brasília”, por meio de duas exposições fotográficas: uma dos fotógrafos Paulo de Araújo e Martim Garcia, da Assessoria de Comunicação do Ministério do Meio Ambiente, que registraram de forma despretensiosa e simples, parte da biodiversidade do Cerrado, apresentadas em gigantescos painéis. A outra é do também fotógrafo Paulo de Tarso Penna da Costa, que se dedica a registrar composições fotográficas de paisagens urbanas e rurais, retratos, folclore, abstrações e natureza com dedicação especial ao bioma Cerrado.
Enriquecendo a experiência do visitante, será apresentado um áudio da arquiteta, urbanista, escritora, ambientalista e Pró-Reitora de Natureza e Meio Ambiente da UNIPAZ, Regina Fittipaldi, de apresentação do programa “Ecos da Natureza”, da Brasília Super Rádio FM, em comemoração ao 51 anos do Parque Nacional de Brasília.
O objetivo principal destas exposições é chamar a atenção da sociedade para a necessidade de se preservar o Cerrado, um dos ecossistema mais ameaçados pela ação do homem. As imagens retratam o bioma em transformação, revelando um pouco de sua fragilidade e força. Trata-se de uma coletânea de imagens básica, mas representativa.
“Além dos cursos de formação de educadores, uma nova abordagem do Centro de Educação Ambiental do Parque será trazer a comunidade para dentro da unidade de conservação e fazer com que as pessoas compartilhem as suas impressões (por meio de fotos ou vídeos) acerca dessas belezas aqui preservadas”, explica o chefe interino do parque, Fábio de Jesus.
O evento contará com a presença do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, do diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio, Pedro de Castro da Cunha e Menezes, entre demais autoridades convidadas. A exposição dos fotógrafos, Paulo de Araújo e Martim Garcia permanecerá até o dia 31 de maio e a de Paulo de Tarso Penna, até 29 de março.
O Centro de Educação Ambiental esta aberto aos visitantes do Parque Nacional de Brasília de segunda à sexta feira, das 9 às 16 horas. Os interessados em apresentar seu trabalho deverão agendar um horário com os técnicos da área de educação ou visitação do parque.
Serviço
Data: Sexta-feira, 01 de fevereiro
Horário: 10 horas
Local: Parque Nacional de Brasília – Centro de Visitantes
Evento: Reabertura à visitação pública do Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília
Comunicação ICMBio