quarta-feira, 4 de setembro de 2013
RIO DE JANEIRO RECEBE CONFERÊNCIA GLOBAL SOBRE O FUTURO DAS CIDADES
A Conferência Urban Age: Transformações Urbanas reunirá em outubro, na cidade do Rio de Janeiro, líderes da cidade e de outras partes do mundo, especialistas, acadêmicos e representantes da sociedade civil para um debate sobre problemas enfrentados pela população urbana e sobre soluções possíveis.
A conferência Urban Age 2013, organizada pela London School of Economics and Political Science e pela Alfred Herrhausen Society, do Deutsche Bank, será realizada no Rio de Janeiro de 23 a 25 de outubro de 2013. Como em todos os eventos anteriores, realizados em Londres, Istambul, Hong Kong, Mumbai, Cidade do México, Nova Iorque, Chicago, São Paulo, Berlim, Johannesburgo e Xangai, a conferência do Rio contará com líderes municipais, investidores, designers, acadêmicos e ativistas para discutir questões chave enfrentadas atualmente pela sociedade urbana.
O foco principal em discussão na conferência Urban Age: Transformações Urbanas será a maneira como projetos de grande e pequena escalas estão afetando – de forma positiva e negativa – o bem estar social e econômico das populações urbanas. Poucas cidades no mundo estão mudando no mesmo ritmo e escala do Rio de Janeiro, que está enfrentando os problemas e oportunidades do crescimento econômico e das mudanças sociais. O Rio está investindo em grandes projetos desenvolvidos para melhorar a acessibilidade, a infraestrutura urbana, a segurança e a integração social para o futuro – tudo em meio aos holofotes internacionais da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
A conferência Urban Age 2013 abordará estas questões diretamente com alguns dos principais agentes atualmente envolvidos em transformações urbanas em nível mundial. Junto com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, estarão presentes o diretor executivo da UN Habitat, Joan Clos e lideranças municipais de Barcelona, Bogotá, Medelin e Nova Iorque atentos para discutir como transformações urbanas podem ser melhor administradas. Arquitetos conceituados mundialmente, que atendem clientes públicos e privados – incluindo Bjarke Ingels, a força dinâmica por trás do escritório BIG Architects, e Amanda Burden, diretora de planejamento de Nova Iorque – explicarão como suas visões transformaram bairros inteiros em Londres, Nova Iorque, Hamburgo, Barcelona, Buenos Aires e Rio de Janeiro. O antropologista Luis Soares e o fundador da Transparency International, Peter Eigen, explorarão as principais questões sociais e políticas que vêm emergindo com os recentes debates sobre o desenvolvimento futuro do Rio e suas diversas comunidades.
Tessa Jowell, ministra britânica para os Jogos Olímpicos e responsável pela organização dos bem-sucedidos Jogos de Londres em 2012, trocará idéias com Maria Silvia Bastos Marques, presidente da Empresa Olímpica Municipal, e Henk Ovink, mentor dos planos do governo holandês para a candidatura olímpica pós 2028. Líderes de órgãos públicos do Rio, universidade, empresas e sociedade civil – como Celso Athayde, presidente da Favela Holding, e Washington Fajardo, assessor do prefeito Eduardo Paes para assuntos urbanos, estarão envolvidos em uma discussão com seus pares em Mumbai, Cidade do Cabo, Medelin, Londres e Nova Iorque.
“Na medida em que as cidades ganham espaço na determinação do futuro da sociedade, precisamos entender melhor como torná-las mais equitativas e integradas. A conferência Urban Age: Transformações Urbanas fará exatamente isto, proporcionando o encontro de agentes globais em governança urbana, design e desenvolvimento em uma das cidades mais dinâmicas do mundo, que agora se prepara para megaeventos globais enquanto se debate com o processo de pacificação de favelas. A Urban Age proporcionará uma plataforma estimulante para debate e intercâmbio”, considera Ricky Burdett, diretor da LSE Cities e da Urban Age.
O evento contará com a presença de 150 representantes de várias partes do mundo e as suas sessões situarão as transformações urbanas no contexto do crescimento econômico e investimentos internos, equidade social e desenho das cidades. Paralelamente à conferência, será realizada no Rio de Janeiro a entrega do sexto Deutsche Bank Urban Age Award. Coincidindo com a conferência Urban Age, este ano o prêmio será entregue a um projeto desenvolvido na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O júri independente, formado por membros da comunidade internacional de líderes urbanos e designers, assim como empresários, mídia e agentes sociais, avaliará todas as inscrições para determinar o vencedor do prêmio de US$ 100.000.
A organização da conferência Urban Age: Transformações Urbanas conta com a parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro e com o apoio da Rede Band.