quinta-feira, 14 de março de 2013
PARQUE DA CHAPADA DOS VEADEIROS CAPACITA CONDUTORES
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na região nordeste de Goiás, acaba de promover, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Planaltina de Goiás (GO), curso de reciclagem em primeiros socorros, salvamento aquático e prevenção e combate a incêndios florestais para condutores turísticos (guias) locais.
O curso, realizado entre os dias 7 e 8 passados, enfocou temas como prevenção e socorro, introdução pré-hospitalar, avaliação primária e secundária, traumas, queimaduras, ressuscitação cardio-pulmonar (RCP), salvamento aquático, formas de abordagem e retirada da vítima. Foram dadas também instruções sobre os tipos de aceiro (debaste de faixa de terra para impedir a propagação do fogo) que são feitos na unidade de conservação.
Desde janeiro do ano passado, o parque adota a Instrução Normativa do ICMBio nº 8, de 2008, que estabelece normas e procedimentos para a prestação de serviços vinculados à visitação e ao turismo em unidades de conservação federais. Entre outras coisas, a norma dispensa a obrigatoriedade de contratação de condutor turístico por parte dos visitantes, tornando-a optativa.
Mesmo assim, a direção do parque tem como uma de suas metas apoiar a qualificação dos serviços prestados pelos condutores turísticos para reforçar a segurança da visitação no interior da unidade. “Apesar de optativa, nós estimulamos a contratação dos condutores como uma forma de dar mais segurança ao visitante. Se o serviço é mais qualificado, melhor será a opção para o turista”, afirma Carla Guaitanele, que assumiu a chefia do parque há apenas duas semanas.
Segundo Carla, a capacitação proporcionou a integração e troca de experiências entre condutores de turistas, servidores do parque e os bombeiros militares. Ela afirmou ainda que considera muito importante a parceria com o Corpo de Bombeiros e já planeja novos cursos para este ano.
Comunicação ICMBio